A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, confirmou a sétima morte por dengue no município de Presidente Prudente. As ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, continuam neste fim de semana. Contudo, é essencial que cada morador faça sua parte, mantendo os quintais limpos e evitando o descarte inadequado de lixo.
Segundo a Vigilância Epidemiológica (VEM), a vítima foi uma mulher de 61 anos, que morreu em 25 de fevereiro. O resultado do exame foi divulgado nesta sexta-feira (22). Neste sábado (22), em parceria com a Estratégia de Saúde da Família, será realizado um grande arrastão com 90 agentes de combate à dengue, que irão atuar nos bairros Jardim Leonor, Santo Expedito, Terceiro Milênio, Jardim Panorâmico, Jardim Cobral, Residencial Bela Vista, Residencial São Paulo e Residencial Parque das Cores. A ação ocorrerá das 7h30 às 13h30.
“A dengue exige nossa preocupação, mas, acima de tudo, ação. Muitos moradores pedem a nebulização, mas ela elimina apenas o mosquito adulto. Precisamos combater os focos e eliminar os ovos para reduzir o número de casos”, explicou a supervisora da Vigilância Epidemiológica, Elaine Bertacco.
Apesar dos esforços da Prefeitura, que realiza mutirões de limpeza com a Prudenco e as Secretarias de Meio Ambiente e Obras, a colaboração dos moradores é essencial. Desde janeiro mais de 1,5 tonelada de itens foram recolhidas no cata-treco, 16 mil toneladas de lixo recolhidos das ruas e quase 2 milhões de metros quadrados de áreas verdes roçadas.
A supervisora reforça a importância do cuidado individual: “As orientações dos nossos agentes são essenciais e devem ser seguidas. Cada um é responsável pelo seu quintal”, relembrou Bertacco.
A importância do cuidado redobrado foi relatado nas redes sociais pela moradora, M.M., que encontrou larvas do mosquito dentro de um umidificador. No vídeo ela conta como tudo aconteceu e lembra que cada prudentino precisa ficar atento na luta contra a dengue.
Dengue em Prudente
De acordo com o boletim mais recente divulgado nesta quinta-feira (20) pela Vigilância Epidemiológica, Presidente Prudente contabiliza 7.863 casos confirmados de dengue, 14.190 notificações, 07 óbitos e 08 mortes ainda aguardam resultados.
Como você pode ajudar?
Todos podem colaborar para evitar novos focos do mosquito. Conheça algumas medidas simples que fazem a diferença:
Guardar garrafas sempre com a boca para baixo;
Limpar calhas e ralos regularmente;
Manter caixas d’água bem tampadas;
Não deixar acúmulo de água nos pratinhos de plantas;
Lavar frequentemente as vasilhas de água dos animais;
Retirar do quintal objetos quebrados, como baldes e bacias;
Não deixar a céu aberto qualquer item que possa acumular água;
Descartar corretamente móveis e eletrodomésticos inutilizados. Até o recolhimento, mantenha esses itens em locais cobertos.