A Toledo Prudente Centro Universitário foi, mais uma vez, reconhecida com o Selo de Acessibilidade, promovido pela Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência.
A iniciativa, instituída pela Lei nº 11.579, sancionada em 25 de abril pelo prefeito Milton Carlos de Mello – Tupã, tem como objetivo homenagear e valorizar empresas, instituições e organizações que se destacam na promoção da inclusão e acessibilidade. O selo é subdividido nas categorias Ação Social, Educação, Empresa e Infraestrutura, e destaca quem contribui ativamente para tornar Presidente Prudente uma cidade mais inclusiva.
Para o pró-reitor da Toledo Prudente, prof. Igor Toledo, o reconhecimento está diretamente conectado à essência da instituição: “A missão da Toledo sempre foi transformar a vida das pessoas por meio da educação. E o selo de inclusão é um reconhecimento de que estamos no caminho correto, seja facilitando o acesso de pessoas com deficiência ao Ensino Superior, bem como agindo em prol de uma educação mais completa e humanizada.”
Segundo Igor, a pauta da inclusão é tratada na Toledo Prudente como um valor transversal, presente em todos os cursos e projetos da instituição.
“Tópicos relacionados à inclusão vêm sendo abordados na Toledo Prudente de forma transversal para todas as áreas de formação acadêmica, visto que pautam tomadas de decisão e permeiam as discussões sobre a atuação profissional em quaisquer campos do conhecimento. Diante disso, a Toledo Prudente sempre se preocupa em promover ações e eventos interdisciplinares nessa temática.”
Neste ano, a Toledo Prudente participou pela segunda vez da Semana Inclusiva, evento promovido em parceria com a Prefeitura de Presidente Prudente. Durante a abertura, no Balneário da Amizade, alunos do curso de Fisioterapia realizaram atividades de acolhimento e práticas profissionais voltadas a pessoas com deficiência de diferentes entidades do município. Além disso, a instituição promoveu a mesa-redonda “Atenção multiprofissional à pessoa com deficiência”, que reuniu profissionais de diversas áreas e mais de 300 alunos dos cursos da área da saúde.
Para o pró-reitor, o selo não é apenas um prêmio – é um símbolo de continuidade de um compromisso social e institucional.
“Esse reconhecimento ratifica o compromisso contínuo da Toledo Prudente com a comunidade, reafirmando nossa dedicação em construir um ambiente cada vez mais inclusivo, acessível e diverso para alunos, colaboradores e toda a sociedade.”
O Selo de Acessibilidade representa, portanto, mais do que um reconhecimento: ele é a prova viva do compromisso da Toledo Prudente com a formação humana, social e cidadã, consolidando a instituição como referência em educação inclusiva no Oeste Paulista.