
A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Farmacêuticas e Fabricação de Álcool, Etanol, Bioetanol e Biocombustível de Presidente Prudente e Região (Sindetanol) considera positivos os resultados conquistados nas negociações salarial e social do setor Etanol/Álcool 2025-2026.
Os trabalhos foram iniciados em março deste ano, com a entrega da pauta e o encerramento com a aprovação da proposta, na última assembleia, que ocorreu em julho. Foi um longo período de atividades, incluindo a realização das assembleias com trabalhadores para a aprovação da pauta, a entrega da pauta e as rodadas de negociações com a empresas e finalmente as assembleias para votação e aprovação das propostas das empresas.
Este ano, de forma geral, além da manutenção das conquistas presentes nos Acordos Coletivos de Trabalho (ACT) anteriores, houve a conquista de aumento real nos salários. Além disso, outro ponto em que os trabalhadores foram beneficiados foi em relação ao vale alimentação/ticket alimentação, com um reajuste satisfatório e a implantação em empresas que não ofereciam este benefício.
Conforme o presidente do Sindetanol, Milton Ribeiro Sobral, é preciso destacar que, mais uma vez a participação dos trabalhadores foi fundamental para o progresso das negociações e a conquista dos resultados aprovados em assembleias.
“Enfrentamos muitas dificuldades no processo de negociação, mas não abrimos mão de buscar novas conquistas e manter os benefícios já existentes. Queremos sempre novas alternativas para melhorar a vida das pessoas, portanto, saímos satisfeitos com as negociações realizadas este ano e a participação dos trabalhadores”, disse Sobral.