
Nesta sexta-feira, 19 de setembro, às 18h30, o Sesc Thermas de Presidente Prudente promove um encontro especial voltado à maternidade, o “Papo Materno: Saúde Mental no Maternar” abre espaço para acolhimento, escuta e partilha de experiências. O bate-papo é destinado a gestantes, mães e mulheres que desejam dialogar sobre o maternar em suas diferentes formas. A ação é gratuita e livre.
Sob o mote “Nasce uma mãe, nasce uma culpa… Mas será que precisa ser assim?”, a roda de conversa será conduzida por três mulheres: Amanda Pessoa, atriz e doutoranda em Pedagogia; a educadora infanto juvenil do Sesc, Natália Arruda; e a psicóloga Carol Di Giorgi. Elas buscam desconstruir estigmas e abrir reflexões, no intuito de fortalecer redes de apoio e criar um espaço genuíno para troca de vivências.
O encontro, que não romantiza a maternidade nem a reduz a dificuldades, abre espaço para falar sobre delícias, desafios e oportunidades que surgem a partir dessa experiência única.
“Falamos das dificuldades, das delícias, dos desafios e das oportunidades que surgem nessa experiência única. Trazer a realidade sobre a maternidade sem transformar o encontro em um palco de reclamações, queremos trocar experiências, fortalecer redes de apoio e descobrir a potência que emerge quando mulheres se encontram”, explica a psicóloga Carol Di Giorgi.
A proposta é pausar a rotina intensa e dar voz ao que, muitas vezes, o dia a dia não permite elaborar. Mais do que uma roda de conversa, o momento é um convite para olhar com cuidado para a saúde integral das mães – mental, física e emocional -, reconhecendo que só é possível exercer a maternidade de forma saudável quando quem cuida também é cuidado.
Durante a atividade, haverá ainda um cantinho de leitura e um espaço sensorial voltado às crianças, com acompanhamento de um adulto responsável.