Sentimos mais sono no inverno? A resposta é sim!

Segundo os especialistas da Associação Brasileira do sono, sim, nós sentimos mais sono no inverno! Sabe por que isso acontece?
A explicação está na quantidade de luz que estamos expostos nesta estação do ano. No inverno, os dias são mais curtos e as noites mais longas. Sendo assim, a intensidade de luz mais baixa é um sinal importante para o corpo se preparar para dormir. Quando o cérebro recebe pouca luz, como à noite, responde enviando um sinal para a produção de melatonina, o “hormônio do sono”, que deixa o corpo cansado e pronto para o repouso.
Os dias frios e a sonolência dessa época podem ser um primeiro passo para regular os horários e melhorar a qualidade do sono. Esses dois fatores no inverno, luz e temperatura, podem fazer toda a diferença no descanso.
8 dicas para dormir melhor na estação mais fria do ano:
1. Procure ficar aquecido: sentir muito frio ou calor prejudica o sono.
2. Escolha a roupa ideal para dormir: várias camadas de roupa (efeito cebola) podem ser melhores que uma roupa pesada.
3. Prepare o ar: no inverno há estiagem e o ar ficar mais seco. Umidificar o quarto pode ajudar.
4. Deixe o ambiente de dormir aquecido: porém, evite deixar o aquecedor em temperaturas muito altas, afinal, conforme já mencionado, o calor também atrapalha o sono. O ideal é uma temperatura agradável. Deixe o aparelho de preferência e no chão, assim a circulação de ar é maior.
5. Dê atenção para os pés e as mãos: quanto mais aquecidos, mais fácil será adormecer. Meias são recomendadas, porém podem ser substituídas por uma bolsa de água quente. Uma coberta adicional nos pés também pode ajudar.
6. Mantenha a rotina de exercícios físicos: apesar do frio, movimente-se regularmente.
7. Receba luz: procure ter contato com luminosidade natural pela manhã, já que os dias são mais curtos.
8. Cuide da alimentação: é comum a alimentação ser mais pesada no inverno, mas isso deve ser evitado próximo do horário de dormir. Que tal uma sopa leve e quentinha? Bebidas quentes também ajudam no combate ao frio e a relaxar.

Sobre a Associação Brasileira do Sono

Fundada em Agosto de 1985 com o nome Sociedade Brasileira do Sono, a instituição congrega todos os profissionais brasileiros que estudam sono, incluindo desde áreas experimentais, Biólogos, Técnicos de Polissonografia, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Odontologistas e Médicos.

 A associação é fundamentalmente desde sua origem multidisciplinar e a lista de especialistas que participam da sociedade não para de crescer.

Com o passar dos anos a sociedade se adaptou aos desafios e, desde 2005, passou a se chamar Associação Brasileira do Sono (ABS). Agrega também sob o mesmo teto e com direção compartilhada as sociedades co-irmãs: Associação Brasileira de Odontologia do Sono (ABROS) e Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS), ambas criadas para atender necessidades específicas de dentistas e médicos.

A ABS é reconhecida mundialmente. A associação promove inúmeras atividades, incluindo cursos, reuniões com a sociedade civil e com os gestores de políticas públicas, além de promover diálogo constante com a sociedade sobre os mais diversos temas relacionados ao sono. A Associação Brasileira do Sono é responsável também pelo periódico cientifico Sleep Science, revista publicada em inglês com reconhecimento mundial, recebendo artigos científicos originais de todas as partes do planeta.

Apoio:

As regionais do sono estão presentes em 22 estados do Brasil.

COMENTÁRIOS