A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob), dando mais um passo para a consolidação do Sistema Multiagências de Presidente Prudente, anunciou um investimento na modernização da sua frota. A pasta está implantando um novo sistema de telecomunicações nas motocicletas dos agentes de trânsito, garantindo mais agilidade e integração nas operações.
O anúncio foi realizado durante uma reunião de alinhamento do Sistema Multiagências, que contou com a presença do vice-prefeito José Osanam. Na ocasião, foi apresentado em detalhes o investimento, que consiste na instalação de rádios comunicadores (HTs) e antenas da marca Steelbras nas motocicletas da pasta. A tecnologia já permite a comunicação direta e eficiente entre os agentes durante as fiscalizações e operações de rotina.
O próximo passo, já em planejamento, será a integração total desses equipamentos à base do Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM), no Comando de Policiamento do Interior (CPI-8). Com isso, os agentes de trânsito poderão ser acionados para ocorrências diretamente pela central de emergência, otimizando o tempo de resposta e fortalecendo a atuação conjunta das forças de segurança e fiscalização.
Representando o prefeito Tupã no encontro, o vice-prefeito José Osanam destacou que o investimento é uma peça-chave para promover um serviço de segurança pública integrado. “A determinação do prefeito Tupã é de que avancemos cada vez mais na cooperação entre os serviços. Essa integração tecnológica proporciona mais eficiência aos serviços de emergência, celeridade no atendimento ao cidadão e, consequentemente, aumenta a sensação de segurança por parte da população. É a gestão municipal trabalhando de forma inteligente para proteger o prudentino”, afirmou Osanam.
A iniciativa é um desdobramento prático do Sistema Multiagências, criado há cerca de três meses pela administração municipal. O sistema promove a cooperação integrada entre diversos serviços, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAME, Defesa Civil e a própria Semob, unificando o atendimento de emergências para garantir uma resposta mais rápida e coordenada às ocorrências na cidade.
Para o secretário Adauto Bibiano, a tecnologia é um vetor de eficiência. “Equipar nossos agentes com um sistema de comunicação robusto é essencial. Ganhamos em agilidade na comunicação interna e, com a futura integração ao COPOM, estaremos inseridos de forma ainda mais efetiva no sistema de segurança pública, colaborando diretamente no primeiro atendimento de ocorrências de trânsito”, explicou o engenheiro.
O investimento reforça o compromisso da gestão do prefeito Tupã com a modernização da máquina pública e a segurança do cidadão, utilizando a tecnologia como principal aliada para construir uma Presidente Prudente mais segura e eficiente para todos.