Secretários municipais assistem palestra sobre Lei de alíquota de 2% do ISS de softwares

Foi realizada na tarde desta quinta-feira, 13 de abril, no Auditório da Inova Prudente, uma reunião para esclarecimento e orientação sobre a Lei Complementar 275/2023, que versa sobre a redução da alíquota de ISS para 2%, e beneficiam profissionais e empresas de criação autoral de Software.

A reunião foi aberta ao público de Presidente Prudente, onde prestigiaram a comunidade de profissionais e empresários do setor, e também, contadores do município. Estiveram presentes, os secretários municipais, Célia Marisa Molinari, de Finanças, juntamente com Helton Molina Sapia, Secretário da Tecnologia, e David Jabes, Auditor Tributário.

Foram apresentadas as mudanças de alteração da Lei Complementar 269/2022, em que o subitem 10.02 (Agenciamento, corretagem e intermediação de títulos em geral, valores mobiliários e contratos) do parágrafo 10, foi substituído pelo novo parágrafo 11. Com a mudança, está prevista a prestação das atividades permitidas quando não atender ao regramento do benefício, podendo ter sua prestação, contudo, sem a redução da base de cálculo liberada.

Assim, permite que casos que sugerem análise técnica para enquadramento da aplicação do benefício, sejam protocolados através de requerimento específico. O benefício será concedido após análise técnica da Secretaria da Tecnologia (Setec) e posterior parecer favorável do Departamento Fiscal e Tributário.

Durante a reunião, foram apresentadas as ferramentas de requerimento por protocolo, dentro do site da Prefeitura, e foram esclarecidas as dúvidas e formas corretas para o procedimento de cadastramento. Também houve esclarecimentos quanto à forma de protocolo quando houver a necessidade de sigilo de dados, conforme a lei de Proteção de Dados, como proceder para que essas informações sejam preservadas.

Apoio:

Após colocações finais, foi apresentado um estudo de caso real da própria comunidade, para exemplo da aplicação da referida lei, com empresários da cidade.

COMENTÁRIOS