Teve início nesta sexta-feira, 15 de agosto, o Revelando SP 2025, considerado o maior encontro da cultura tradicional paulista. O evento segue até domingo (17/08), das 11h00 às 22h00, no Centro de Eventos IBC, em Presidente Prudente. A entrada é gratuita e reúne uma ampla programação para toda a família, com expectativa de atrair 50 mil visitantes ao longo dos três dias.
O prefeito Milton Carlos de Mello, o “Tupã”, esteve presente durante a parte da tarde, visitando os estandes, conversando com artesãos e produtores, além de prestigiar a praça de alimentação instalada na área externa do IBC.
Embora a festa tenha começado ainda pela manhã, a abertura oficial ocorreu às 20h00, com a presença da secretária estadual de Cultura e Economia Criativa, Marília Marton, do secretário municipal de Cultura, Paulo Sanches, do vice-prefeito José Osanan e do diretor-geral da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte), Gláucio Lima França, responsável pela realização do evento em parceria com o Governo de São Paulo.
Ao todo, são 75 estandes de diferentes cidades paulistas, oferecendo artesanatos, produtos regionais, manifestações artísticas, apresentações musicais e a tradicional culinária popular. Expositores destacam que o Revelando SP representa não apenas a preservação da cultura, mas também geração de renda.
A artesã prudentina Carmélia Juvêncio, de 79 anos, participa pela 25ª vez do evento. Ela expõe panos decorativos e caminhos de mesa produzidos com técnicas tradicionais como crivo, bainha aberta e crochê siciliano. “Faz 25 anos que levo o nome do Revelando a todo o estado; já passei por Barretos, São José dos Campos”, contou.
De Cabreúva, a oleira Marisa Romão, 58, apresenta o projeto “Mulheres dos Bairros no Caminho do Barro”. Segundo ela, a feira é uma oportunidade de resgatar a história da olaria na cidade, que já chegou a ter mais de 40 fornos ativos. Outro expositor, o oleiro Ednir Pavan, realiza demonstrações no torno, ensinando o público a confeccionar peças em argila.
Segundo a organização, o Revelando SP é a maior feira de exposição cultural do estado, promovendo o encontro de tradições, sabores e saberes regionais, além de dar visibilidade a artesãos, músicos e culinaristas que preservam a identidade paulista.
PRIMEIRA NOITE
Com o corredores e espaços cheios de pessoas, o público pôde conhecer sabores e produtos de várias regiões do estado de São Paulo.
A senhora Marly Silva, 64 anos, relata que foi muito interessante conhecer um pouco da cultura e culinária de algumas regiões longe de Prudente, “O pessoal de fora tem uma comida muito boa, doces maravilhosos estão de parabéns”, comentou ao Diário de Prudente.
Programação musical
- 16/08 – Sábado: Demônios da Garoa
-
17/08 – Domingo: Fernanda Costa e o grupo Barra da Saia, com o espetáculo Tributo a Inezita Barroso