Prudente lidera casos de brinquedos sem selo inmetro em lojas

Com o objetivo de garantir segurança no uso de brinquedos e produtos destinados ao público infantil, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) realizou a Operação “Dia das Crianças”. Entre 11 cidades fiscalizadas em todo o Estado, Presidente Prudente lidera o número de irregularidades encontradas.

A fiscalização ocorreu na modalidade virtual e presencial no comércio de pequeno, médio e grande porte da Capital e das cidades de Amparo, Barueri, Campinas, Itapira, Monte Alegre do Sul, Monte Alto, Pedra Bela, Pirapozinho, Presidente Prudente, Promissão e Taquaritinga.

Durante a ação, foram fiscalizados 15.681 produtos, sendo 15.456 aprovados e 235 (1,5%) reprovados. As equipes percorreram 114 lojas de pequeno, médio e grande porte. Em 93 não foram encontrados erros, em 21 (18,4%) as equipes detectadas irregularidades e os estabelecimentos foram autuados.

Em Presidente Prudente, sete estabelecimentos comercializavam produtos ostentando o selo da conformidade em desacordo com a legislação, na maioria dos casos, além da falta do mesmo. Houve também registro de produto contento brinquedo como brinde não visível na embalagem.

Apoio:

Na região, uma loja de Pirapozinho foi flagrada com brinquedo comercializado sem ostentar o selo de identificação da conformidade.

Nos casos de autuação, os fabricantes e estabelecimentos com produtos irregulares têm o prazo de 10 dias úteis para apresentar defesa junto ao Ipem-SP. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

A importância do selo

O selo, que contém a marca do Inmetro e a do organismo acreditado responsável pelo processo de certificação, é a evidência de que o produto foi submetido a ensaios e aprovado em avaliações de aspectos como impacto e queda (pontas cortantes e agudas); mordida (partes pequenas que podem ser levadas à boca); química (metais nocivos à saúde); inflamabilidade (risco de combustão em contato com o fogo); elétricos (risco de temperatura excessiva, choque e emissão de chamas) e ruído (níveis acima dos limites estabelecidos pela legislação).

Em casos de dúvida, desconfiança ou se o consumidor encontrar irregularidades, entre em contato com o serviço da Ouvidoria do Ipem-SP pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, envie e-mail para ouvidoria@ipem.sp.gov.br ou acesse www.ipem.sp.gov.br

COMENTÁRIOS