Prudente integra novamente as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do país


Em 2024, Presidente Prudente volta a integrar as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, com progresso na colocação, conforme os dados divulgados pelo ranking do Connected Smart Cities. Com 29,531 pontos, o município ocupa a 89ª posição no ranking nacional. Considerando somente a região sudeste, Prudente ostenta a 49ª colocação.

Em 2022, o município foi listado também entre os 100, com a posição 93ª no ranking nacional e 54ª colocação entre as cidades da região sudeste, o que revela uma melhora nos índices em 2024.

A 10ª edição do estudo, referente ao ano de 2024, foi divulgada na primeira semana de setembro pela Urban Systems, que mapeou todos os municípios com mais de 50 mil habitantes no país, com base em 74 indicadores.

Feito anualmente, o levantamento tem o objetivo de mapear os municípios brasileiros com maior potencial de desenvolvimento por meio de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade. O ranking é composto por 11 eixos temáticos: mobilidade, meio ambiente, empreendedorismo, educação, energia, governança, urbanismo, tecnologia e inovação, saúde, segurança e economia.

Apoio:


Assim como nos anos anteriores, Prudente se destacou nacionalmente em dois eixos: saúde e meio ambiente. Neste último levantamento, a capital do oeste paulista alcançou a 43ª colocação na saúde e a 69ª no segmento ambiental.

O eixo Saúde avalia uma série de critérios, como o percentual da cobertura populacional da equipe de saúde da família, despesa municipal per capta paga com saúde, quantidade de leitos para cada mil habitantes, entre outros.

Já no indicador Meio Ambiente, os critérios avaliados incluem a cobertura do serviço de coleta de resíduos, o índice de tratamento de esgoto, idade média da frota de veículos, além de outras variáveis.

O secretário municipal de Saúde, Breno Erbella Casari, lembra que Prudente tem um histórico recente de grandes conquistas no setor, como o 2º lugar no ranking nacional de desempenho da Atenção Primária à Saúde (APS) entre as cidades de grande porte, serviço prestado por meio das Estratégias de Saúde da Família, conforme o monitoramento divulgado pelo Ministério da Saúde por meio do Previne Brasil em 2022.

Já no Meio Ambiente, Presidente Prudente foi contemplado no fim de 2023 com o selo de município ‘VerdeAzul’. Dos 645 municípios do estado, apenas 78 cidades receberam nota acima dos 80 pontos e foram contemplados com a certificação. Essa foi a quarta vez que a cidade recebeu a certificação, a primeira aconteceu em 2019.

Ainda no Meio Ambiente, também foram realizados diferentes ações que vão ao encontro de melhorias ao setor, como a conclusão do processo licitatório para a destinação dos resíduos sólidos e normas técnicas que foram primordiais para a execução dos processos de arborização urbana.

COMENTÁRIOS