Prefeitura passa gestão de ecopontos para a Prudenco


O secretário municipal de Meio Ambiente de Presidente Prudente, Wilson Portella Rodrigues, junto ao prefeito Milton Carlos de Mello, o Tupã, anunciaram a transferência da gestão dos ecopontos do município para a Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento). A medida viabiliza a retomada do serviço na cidade, que estava descontinuado.

De acordo com o secretário, a princípio será reaberto o Ecoponto do Jardim Sabará, na zona oeste. Outros locais também estão em estudo para receber novamente o serviço, conforme planejamento técnico e estrutural da companhia.

Os ecopontos funcionam como locais apropriados para o descarte ambientalmente correto de móveis, eletrodomésticos, pequenas quantidades de entulho da construção civil e outros materiais que não devem ser destinados ao lixo comum.


A proposta é oferecer à população uma alternativa regular para o descarte desses resíduos, contribuindo para a redução de pontos de descarte irregular em vias públicas e terrenos baldios, além de minimizar impactos ambientais.

Presidente Prudente chegou a contar com quatro ecopontos em funcionamento. No entanto, ao longo dos anos, todos foram desativados, o que gerou aumento de reclamações relacionadas ao descarte irregular de resíduos.

Com a nova gestão sob responsabilidade da Prudenco, a expectativa da Secretaria de Meio Ambiente é retomar gradualmente a estrutura e ampliar novamente o número de unidades, fortalecendo a política municipal de limpeza urbana e sustentabilidade.

COMENTÁRIOS