Polícia Civil obtém decisão judicial e destina veículo de quadrilha para ações sociais em Prudente


A Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Investigações Gerais (DIG), vinculada à DEIC/DEINTER 8, obteve decisão favorável do Poder Judiciário para o sequestro de um automóvel utilizado por integrantes de uma organização criminosa armada (ORCRIM), responsável por furtos de cabeamento subterrâneo em diversos estados brasileiros.

A medida cautelar foi deferida no âmbito do Inquérito Policial nº 2188241/2025, que investiga crimes de furto qualificado, posse ilegal de arma de fogo e associação criminosa. A ORCRIM atuava de forma estruturada e interestadual, com ações registradas nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Durante essa investigação, ao todo, quatorze pessoas foram presas (30/05/25), sendo que ainda foi desmantelado um outro núcleo da mesma ORCRIM, preso pela Polícia Civil na cidade de Rosana/SP, composto por outros dois suspeitos.

Apoio:


O líder da organização criminosa também foi preso preventivamente, após representação da Polícia Civil.

A apuração demonstrou que o automóvel estava sob posse e responsabilidade de um dos investigados, apontado como um dos principais articuladores da ORCRIM. A constrição patrimonial abrangeu outros três veículos, e visa garantir o ressarcimento dos prejuízos causados à empresa vítima, estimados em R$ 700 mil, conforme laudo de avaliação.

Além do sequestro, foi autorizada a utilização provisória do automóvel por órgãos públicos, conforme previsto no artigo 133-A do Código de Processo Penal, o veículo sequestrado será utilizado pela Coordenadoria do Idoso, vinculada à Secretaria de Assistência Social – Prefeitura Municipal de Presidente Prudente/SP.

Na manhã de 15 de outubro foi formalizada a entrega do automóvel àquela coordenadoria.

O evento contou com a participação do Prefeito Municipal – Milton Carlos de Mello – Tupã, do Vice-prefeito – José Osanam, da Primeira Dama e presidente do Fundo Social – Renata Mello, do Chefe de Gabinete – Feiz Abbud, do Secretário Municipal de Finanças – Cadmo Lupércio, do Secretário Municipal de Administração – Celso Gazola, do Assessor de Gabinete – Cleiton Barbalho, do Coordenador do Idoso – Caio Damato, e dos Coordenadores da Juventude e da Pessoa com Deficiência, Wilian Hugo e Carlos Carvalho.

Os Delegados de Polícia José Carlos de Oliveira Júnior, Delegado Divisionário de Polícia da DEIC-8, e Ramon Euclides Guarnieri Pedrão, Delegado Titular do GOE-8, enalteceram o excelente trabalho desenvolvido no âmbito da Coordenadoria Municipal do Idoso.

A medida reforça o compromisso da Polícia Civil com a efetiva responsabilização dos envolvidos, a recuperação dos ativos obtidos ilicitamente, contribuindo para o desestímulo à prática de crimes patrimoniais e com as causas sociais de Presidente Prudente/SP.

COMENTÁRIOS