A Prefeitura de Presidente Prudente, representada pelo assessor especial, Cleiton Barbalho, participou do primeiro encontro da terceira Legislatura do Parlamento Jovem – Programa Multiplicadores da Cidadania, criado pela Escola do Legislativo ‘Vereadora Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima’, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (22/05), na sede da Câmara.
No primeiro encontro, os jovens participaram de uma mesa redonda, que teve como objetivo explorar a importância e as funções dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
O promotor de justiça do Meio Ambiente, Jurandir José dos Santos, participou do evento, que ainda contou com a participação do procurador Jurídico da Câmara Municipal de Prudente, Fernando Monteiro. O Legislativo prudentino esteve representado pelo presidente da Casa de Leis, William Leite, e pela diretora da Escola do Legislativo, Sara Lopes.
Também compuseram a mesa redonda o vereador mais jovem da legislatura, Guilherme Alencar, além de Edgard Caldeira, Demerson Dias e Babu da Cohab. O coordenador municipal da Juventude, Wilian Hugo, também participou.
Cleiton Barbalho Falou sobre as dificuldades enfrentadas no início de uma nova gestão, que chega sem saber, de fato, como está a situação da casa, as contas, o que tem para ser resolvido e consertado. O assessor especial ressaltou que, apesar das dificuldades enfrentadas, a equipe da atual gestão é formada por uma equipe técnica, que tem desenvolvido um excelente trabalho para alinhar todas as pendências que ainda restam.
O promotor Jurandir José dos Santos contou um pouco sobre a história de vida, um relato que, com certeza, servirá de exemplo para todos os jovens presentes. Boia-fria, o promotor trabalhava nas roças de Rancharia quando adolescente. Um professor gostou de uma de suas atividades da escola e o convidou para trabalhar em seu escritório. Jurandir aproveitou o incentivo, estudou e há 41 anos atua no Ministério Público.
William Leite, presidente da Câmara, falou sobre sua trajetória e sobre a condução do biênio da atual legislatura, que pretende conduzir com tranquilidade e sensatez.
Sara Lopes, fez um relato sobre sua experiência, contou sobre seus irmãos, uma família de 12 filhos. Ela foi a primeira a se formar em uma universidade. Filha de um vigia de banco e uma lavadeira de roupas, começou a trabalhar com 12 anos como babá. Mãe de uma criança atípica, Gabi de cinco anos, que tem síndrome de Dawn e autismo, quer fazer de seu mandato o mais inclusivo possível.
Dos alunos presentes, estudantes de diversas escolas, como Sesi, IE Fernando Escola, Múltiplos, EE Maria Luiza Bastos, Colégio Átomo, CAC (Casa do Jovem Aprendiz), sairão os próximos 13 Vereadores e Suplentes, que serão escolhidos por meio de elaboração de redação sobre o conteúdo abordado.
Cronograma
Dia 29 de maio, os novos integrantes do Parlamento Jovem receberão uma formação à respeito de arrecadação de impostos e gastos do Governo; no dia 05/06 a mesa redonda será sobre Cidadania, Democracia e Hierarquia de Leis; e no dia 12/06, os inscritos participarão de um concurso cultural para a eleição de 13 Vereadores Jovens e a seleção de 13 Suplentes, que se dará por meio de elaboração de redação sobre o conteúdo abordado.
Na segunda etapa, dia 26 de maio, haverá a diplomação dos 13 Vereadores e Suplentes. A Sessão de Posse será dia 14 de agosto, juntamente com a Eleição da Mesa Diretora Jovem, Sessões Ordinárias, Solene e Audiência Pública, quando serão debatidas questões sociais e políticas, propondo soluções e representando as necessidades e interesses da juventude.
As Sessões Ordinárias acontecerão nas seguintes datas: 28/08, 11/09; 25/09; 09/10; 23/10; e 06/11, já as Sessão Solenes será no dia 27/11/2025.
O projeto foi idealizado pelo presidente da Casa de Leis, vereador William Leite, juntamente com a diretora presidente da escola, a vereadora Sara Lopes, e o diretor acadêmico, Geraldo Paim.