O piloto Alexandre Franco Farias, de 52 anos, morreu na manhã desta sexta-feira (4) após a queda da aeronave agrícola que pilotava em uma área de canavial no município de Capela, em Sergipe. A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado.
De acordo com a SSP, Alexandre morreu no local do acidente e foi a única vítima da ocorrência. O piloto já havia se envolvido em outro acidente aéreo no ano de 2016, no estado do Mato Grosso.
Equipes do Grupamento Tático Aéreo (GTA), do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas e estiveram no local para prestar apoio à operação. O Instituto Médico Legal (IML) também foi mobilizado para realizar a remoção do corpo.
Inicialmente, as autoridades informaram que a queda da aeronave havia ocorrido no município de Riachuelo, mas a localização foi corrigida posteriormente. Às 13h20, a SSP atualizou os dados e confirmou que o acidente ocorreu em Capela.
A causa da queda ainda será apurada por órgãos competentes da aviação civil. Não há, até o momento, informações sobre o plano de voo ou condições meteorológicas no momento do acidente.
A morte do piloto comoveu colegas do setor agrícola e da aviação, especialmente pelo histórico anterior de sobrevivência a outro acidente semelhante.
AERONAVE
A empresa R Pilau Serviços, proprietária da aeronave, modelo EM-2010, informou que o avião estava com a documentação regular e que está prestando o auxílio necessário aos familiares do piloto, que era um profissional experiente.
Ainda de acordo com empresa, a esposa do piloto, que era paulista, está viajando para Sergipe para fazer o reconhecimento do corpo, que será levado para a cidade de Presidente Prudente no interior de São Paulo onde será sepultado.
Através de nota, a Usina Taquari lamentou ocorrido e informou que a aeronave havia sido contratada para aplicação de fertilizantes em uma propriedade localizada em Capela. A nota citou ainda que após a queda equipes de emergência foram acionadas e realizaram todo o suporte necessário para a ocorrência.