Após quatro votações o novo papa foi escolhido no Vaticano hoje por volta das 13h08 (em Brasília), quando uma fumaça branca subiu na chaminé da capela Sistina. Às 14h09 o papa foi apresentado na praça São Pedro.
O 267º papa é o cardeal Robert Francis Prevost, 69 anos, de nacionalidade americana, nascido na cidade de Chicago e escolheu o nome Leão XIV. Ele trabalhou por muitos anos na igreja católica do Peru.
Sucessor foi definido 17 dias após a morte do papa Francisco, que era 266º líder da Igreja Católica, que morreu em 21 de abril por AVC e insuficiência cardíaca, aos 88 anos.
No total 133 cardeais votaram em seu sucessor. Entre os religiosos com menos de 80 anos que estariam aptos a votar, dois ficaram de fora por motivos de saúde.
LINHA DO NOVO PAPA
O novo papa é conhecido por sua linha conservadora e agostiniano, e deve manter uma postura apaziguadora e fiel aos preceitos da Igreja Católica. O 266º sucessor de São Pedro é o líder religioso de 2,4 bilhões de pessoas. O cristianismo atualmente tem o maior número de fiéis do planeta.
Em seu pronunciamento o Papa enfatizou a paz: “Que a paz esteja convosco. O mau não prevalescerá. Sem medo vamos nos unir”