Foguete Starship da SpaceX explode após lançamento

156

O primeiro lançamento orbital da nave Starship, da SpaceX, que havia sido adiado devido a uma falha, parecia um grande sucesso na manhã desta quinta-feira (20). No entanto, minutos depois do lançamento, o foguete explodiu. A Starship foi lançada às 10h33 (horário de Brasília), da base da SpaceX em Boca Chica, no Texas (EUA). Ela estava sendo levada para a órbita da Terra pelo Super Heavy, o maior e mais poderoso foguete já construído.

Após cerca de 4 minutos, aos 40 km de altitude, o foguete explodiu no ar junto com a Starship. A nave não se separou no momento em que deveria, aos 3 minutos, e o sistema começou a girar desgovernado sobre o Golfo do México, até virar uma bola de fogo. Aparentemente, alguns dos 33 motores do foguete não funcionaram na decolagem e houve uma falha no mecanismo de separação do segundo estágio.

“O veículo experimentou vários motores desligados durante o teste de voo, perdeu altitude e começou a tombar. O sistema de terminação de voo foi comandado tanto no propulsor quanto na nave”, escreveu a SpaceX

A chance de sucesso desse teste já era prevista em 50%, segundo declarou semanas atrás o próprio Elon Musk, CEO da SpaceX. O maior temor era que o foguete explodisse ao tentar sair de solo, o que estragaria também a base de lançamento e seria trágico para a empresa. Como isso não aconteceu, o teste foi parcialmente bem-sucedido e até celebrado pelos envolvidos. O chamado “sistema de terminação de voo” funcionou como previsto em caso de problemas e detonou o conjunto.

Apoio:


A Starship decolou pela primeira vez na configuração completa, com o Super Heavy. Com seus 120 metros de altura, provou que pode voar e bateu um recorde: foi à estratosfera com um impulso de 750 toneladas, o mais potente da história.

A SpaceX escreveu em seu perfil no Twitter: “O sucesso vem do que aprendemos, e o teste de hoje nos ajudará a melhorar a confiabilidade da Starship enquanto a SpaceX busca tornar a vida multiplanetária”.

Kate Tice, gerente de engenharia da SpaceX, disse que o foguete sofreu uma “desmontagem rápida e não programada”, uma expressão bem humorada geralmente utilizada para denominar um lançamento que termina em explosão. Musk disse que a empresa “aprendeu muito para o próximo lançamento de teste em alguns meses”. Ainda não há previsão para a próxima tentativa, mas a empresa já tem vários Super Heavy e Starship prontos.

COMENTÁRIOS