Entrada da Finlândia na Otan é anunciada para esta terça-feira, 04

136

A Finlândia vai tornar-se o 31.º membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte na terça-feira, anunciou o secretário-geral da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg. A Presidência finlandesa também já confirmou a data da adesão.

“Amanhã daremos as boas-vindas à Finlândia como 31.º membro”, disse Stoltenberg em conferência de imprensa, frisando que a bandeira finlandesa será hasteada na terça-feira na sede da aliança militar em Bruxelas.

“É realmente um dia histórico”, acrescentou, citado pela AFP.

Em relação à adesão da Suécia, que ainda não recebeu luz verde de Ancara, o secretário-geral da NATO afirmou estar “otimista”.

Apoio:


“Estou absolutamente confiante em que a Suécia também se tornará membro da Aliança Atlântica. É uma prioridade para a NATO e para mim, garantir que isso aconteça o mais rapidamente possível”, acrescentou.

A Suécia e a Finlândia já estão atualmente integradas na NATO com o estatuto de nações convidadas.

Pela voz do vice-ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Alexander Grushko, Moscovo fez já saber que tenciona robustecer a sua capacidade bélica nas regiões do oeste e noroeste, em resposta à entrada dos finlandeses na Aliança Atlântica.

Com a invasão russa da Ucrânia, a 24 de fevereiro de 2022, os dois países nórdicos decidiram virar a página na postura de não-alinhamento militar que mantinham desde os anos de 1990, esta própria herdada de décadas de neutralidade forçada ou escolhida, solicitando a adesão à NATO em maio de 2022.

COMENTÁRIOS