Interior de SP registra 70% das apreensões de drogas em 2025, aponta SSP


“Rota caipira do tráfico” – Foto: Votunews/Reprodução

O interior de São Paulo respondeu por cerca de 70% das apreensões de drogas realizadas no estado em 2025, segundo dados divulgados na última sexta (06/02), pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-SP).

Ao todo, foram retiradas de circulação 206 toneladas de entorpecentes, sendo 143,4 toneladas apreendidas em cidades do interior, número 2,6% maior do que o registrado em 2024.

Entre os destaques do ano está uma grande apreensão feita em fevereiro, quando a Polícia Rodoviária localizou 9 toneladas de maconha e skunk escondidas em uma carga de milho, em Porangaba (SP). Outro caso relevante ocorreu em setembro, em Adamantina, na região de Presidente Prudente, com a interceptação de 7,8 toneladas de maconha ocultas em placas de gesso.

Na região de Presidente Prudente, foram apreendidas 36,4 toneladas, seguida por Sorocaba (28,8 toneladas) e Bauru (15,6 toneladas).

Apoio: Criarte


A maconha lidera o volume de apreensões, com 151,4 toneladas, seguida por cocaína (31,8 toneladas) e crack e outras drogas (22,6 toneladas). A estimativa do governo estadual é de que as ações tenham causado um prejuízo de aproximadamente R$ 1 bilhão ao crime organizado.

A SSP afirma que o fluxo por municípios do interior é conhecido como “rota caipira do tráfico”, utilizada para transporte rápido entre estados e, em alguns casos, até o envio para exportação por portos paulistas.

COMENTÁRIOS