No última semana a Polícia Ambiental foi até o Residencial Cremonese atender uma denúncia de aves silvestres mantidas em cativeiro. Chegando à residência indicada os policiais realizaram contato com o morador, um homem de 77 anos, que foi cientificado do teor da denúncia e franqueou a entrada da equipe para uma vistoria.
Na casa foram encontradas onze aves da fauna silvestre sendo mantidas em cativeiro, sendo três Coleirinhos, dois Sargentos, cinco Sábias-poca e um Papagaio-verdadeiro.
Ao ser questionado, o homem alegou não saber sobre autorização ambiental para ter os animais. Durante a fiscalização foram encontrados dois alçapões armados, um pendurado ao lado de uma gaiola e outro em cima de um muro.
As nove gaiolas e as onze aves foram apreendidas, sendo que o Papagaio-verdadeiro depositado ao próprio infrator devido ao fato de estar domesticado e não haver vagas para a destinação.
As outras dez aves foram soltas em seu habitat natural devido apresentarem estado bravio e as gaiolas destruídas.
O envolvido foi autuado em R$ 5.500,00 por ter em cativeiro espécimes da fauna silvestre nativa, sem autorização da autoridade ambiental competente e em R$ 500,00 pela utilização dos alçapões, conforme o Artigo 25 §3º Inciso III da Resolução SIMA 05/21.
O envolvido responderá criminalmente pelos fatos.