O evento gratuito, promovido pela União das Entidades de Presidente Prudente e Região (UEPP), contará com palestras, stand de apoiadores, debate e oportunidades para empresários que buscam o compromisso com o meio ambiente nos seus respectivos negócios e alternativas para a descarbonização da matriz energética brasileira. O biometano, gás renovável que ganha cada vez mais destaque na região, será um dos temas abordados com o case da Cocal, empresa local do sucroenergético e apoiadora do Fórum, em parceria com o Senai Presidente Prudente.
A planta de biogás da Cocal, localizada em Narandiba, entrou em atividade no início de 2022. Proveniente da vinhaça e torta de filtro, o biogás representa um marco na história da empresa – o aproveitamento máximo da cana-de-açúcar permitindo a produção de biometano, CO2 food grade e energia elétrica, além dos biofertilizantes que voltam para a área de plantio da Cocal e dão vida ao solo.
No início de 2023, o oeste paulista conquistou posição pioneira no país com o início do abastecimento da primeira rede exclusiva de gasoduto do biometano – uma parceria entre Cocal e a concessionária Gasbrasiliano. O biometano é uma alternativa sustentável para o diesel e GNV em veículos, além da possibilidade de substituir o gás liquefeito de petróleo e gás natural em indústrias e atividades comerciais.
“Queremos reforçar nesse evento todo o potencial da utilização dos novos produtos da Cocal, como o biometano, o CO2 verde e a energia elétrica. Ao comprar essas novas fontes de energia limpa diretamente da Cocal, os empresários da região vão conseguir melhorar sua competitividade pela proximidade com o produtor. Hoje, já temos indústrias da região trocando o óleo de xisto, diesel e gás natural pelo nosso biometano. Além dos resultados mais competitivos, ainda teremos a contribuição para melhoria do meio ambiente no oeste paulista”, afirma o diretor comercial e de novos produtos da Cocal, Andre Gustavo Silva.
De acordo com o presidente da UEPP, Renato Michelis, a criação do Fórum surgiu da ideia de educar e sensibilizar o poder público, investidores, empresários e outros interessados sobre os benefícios do biometano. “O nosso foco é trazer especialistas para debatermos as oportunidades e promoção da sustentabilidade provenientes do biometano. Quem sabe a partir do evento, surjam parcerias que impulsionem o desenvolvimento de projetos conjuntos, estimulando o crescimento econômico e tecnológico da região”, pontua Michelis.
Serviço:
O “1º Fórum de desenvolvimento sustentável do oeste paulista – Biometano e novas oportunidades” ocorrerá no dia 24/08/23, das 08h às 13h, no Centro Cultural Matarazzo. O evento será gratuito e aberto ao público com link para inscrição no site www.desenvolveoeste.com.br
Empresas e entidades participantes:
O Fórum é uma realização da UEPP, com colaboração da Usina Cocal e Senai Presidente Prudente, e apoio da Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp), Mulheres de Negócios de Pres. Prudente (BPWPP), Ciesp, Deputado Estadual Mauro Bragato, Escola do Legislativo da Câmara Municipal, Grupo Lidera, Sebrae-SP, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sicredi Rio-Paraná.