Escorpião é o animal peçonhento que mais causa acidentes no Brasil

158
Escorpião amarelo – Curitiba, 11/03/2019 – Foto: Emanuel Marques da Silva/ Divisão de Zoonoses e Intoxicações da SESA

De 2007 a 2019, houve 2,1 milhões de acidentes com animais peçonhentos no Brasil. Foram, em média, 175 mil casos por ano, ou 480 por dia, de acordo com um levantamento coordenado pelo veterinário Leonardo Kohara Melchior, da Universidade Federal do Acre (Epidemiologia e Serviços de Saúde, novembro).

A maior parte dos acidentes (1,1 milhão) ocorreu com escorpiões, principalmente nas regiões Nordeste e Sudeste. Em seguida vieram os acidentes causados por serpentes, que somaram 365 mil casos, e por aranhas, o correspondente a 363 mil casos – dois terços ocorridos no Sul. Nos anos analisados, registrou-se uma tendência de aumento dos acidentes com animais peçonhentos, com exceção das picadas de serpentes.

Em outro trabalho, pesquisadores das universidades Estadual Paulista (Unesp) e Federal do Ceará (UFC) relataram o primeiro caso de envenenamento no país provocado por peixe-leão (Pterois spp.) em ambiente natural. Originária do Indo-Pacífico, essa espécie vem se espalhando pela costa brasileira (Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, outubro).

COMENTÁRIOS