VÍDEO: Frente da Agropecuária lança campanha contra o MST

622

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) lançou, nesta terça-feira, 4, uma campanha contra as invasões no campo do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Em três meses, sob o governo do presidente Lula, o Brasil já registrou mais 30 casos de invasões, em sete Estados — inclusive em terras produtivas, que empregam trabalhadores rurais.

“A cada área invadida no Brasil, quem perde não é apenas o produtor rural”, diz o locutor, no vídeo da campanha. “Você também perde, com o aumento do desemprego e menor oferta de comida. É uma conta simples e cruel. Menos renda e mais fome. Quem invade terras invade a sua casa e a sua mesa.”

O vídeo faz parte de uma campanha que a FPA iniciou nesta semana chamada “Semana de Combate à Invasão no Campo”. A ação pretende divulgar informações nas redes sociais para conscientizar mais pessoas sobre a importância da luta contra as invasões de terras.

Assista ao vídeo:

Apoio:


Em 15 de março deste ano, o deputado federal Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS) protocolou um pedido na Câmara para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) a fim de investigar as invasões de terras no Brasil.

Um dia antes, os deputados federais Ricardo Salles (PL-SP) e Kim Kataguiri (União Brasil-SP) abdicaram dos pedidos individuais de CPIs sobre o mesmo tema, para unificar o apoio ao requerimento de Zucco. A FPA também anunciou o apoio ao pedido.

“A sociedade precisa tomar ciência da indignação desta Casa com as ações criminosas contra os homens e as mulheres do campo”, disse Zucco. “Agora, buscaremos o diálogo com o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), para podermos iniciar os trabalhos no menor espaço de tempo possível. Precisamos investigar com todo o rigor quem está financiando o terror no campo.”

Os parlamentares pretendem se reunir com Lira na próxima semana, para marcar a data da instauração da CPI. Na semana passada, o presidente da FPA, o deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), disse que o prazo para a instalação da comissão seria antes deste mês, pois se refere ao “abril vermelho” promovido pelo MST — o movimento faz uma série de invasões por todo o país nesse período.

“Lira entendeu que esse é um tema grave, que precisa da participação do Congresso Nacional”, explicou Lupion a jornalistas. “A CPI será instalada, mas não sabemos quando. Gostaria que fosse antes de abril. Mas tudo vai depender de muita articulação e conversa.”

Fonte: Coluna No Ponto / Revista Oeste

COMENTÁRIOS