Vereadores são “batizados” em primeira sessão com tradução em Libras

65

As transmissões da Câmara Municipal de Presidente Prudente agora contam com intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) pela primeira vez nestes 100 anos de Legislativo.

Durante o primeiro dia destas transmissões, os vereadores da 18ª Legislatura foram “batizados” com seus sinais em Libras, que somente os surdos podem conceder.

O acontecimento foi no dia 13 de março e contou com a participação da Associação de Surdos e Surdas de Presidente Prudente e Região “Dorvalino Paixão” (ASSPP) e do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (CEAPcD) para a indicação dos sinais.

Na ocasião, o presidente da ASSPP, Carlos Ivan Gonçalves Villalba, agradeceu aos vereadores pela iniciativa e declarou que esta ação é “quebrar uma grande barreira”. “É muito importante que vocês deem um olhar para as nossas crianças surdas, precisamos nos unir e treinar os intérpretes, esse é o futuro”, apontou.

Apoio:


Também esteve presente o conselheiro titular do CEAPcD, Robert Lucas Galvão da Fonseca, representando o Movimento Surdo em Presidente Prudente e Oeste Paulista.

O recurso foi implementado após a Mesa Diretora do 2º Biênio atender pedido da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, com Mobilidade Reduzida e instituições afins, de autoria e presidida pelo vereador Douglas Kato.

O chefe do Legislativo prudentino, vereador Tiago Oliveira, projetou “que a Câmara de prudente seja modelo para as outras Câmaras”. “E tudo aquilo que a Câmara ainda estiver em débito com a acessibilidade, vamos fazer investimentos”, acrescentou.

Já o presidente da Frente Parlamentar, vereador Douglas Kato, lembrou que esta é a segunda ação de acessibilidade promovida pela Mesa Diretora, já que passou a frequentar a Tribuna há pouco tempo, pois ela ainda não era acessível.
“Hoje a gente pode dizer que além do púlpito que vos falo, a Libras também faz parte da Câmara de Presidente Prudente”, ressaltou.

Por fim, o presidente do Legislativo deixou um recado à comunidade surda: “Muito obrigado pela presença de vocês, é uma alegria tê-los aqui nesta Casa, espero que vocês passem a acompanhar com maior assiduidade os trabalhos dessa Casa, seja presencial ou pela internet, sempre teremos o intérprete”.

Além do presidente Tiago Oliveira, a Mesa Diretora também é composta pelos vereadores Nathália Gonzaga (1ª Secretária), Wellington Bozo (2º Secretário) e Professora Joana D’arc (Vice-Presidente).

LIBRAS

A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), é a segunda língua oficial do Brasil, utilizada pela comunidade surda brasileira, e reconhecida pela Lei Nº 10.436, de 24 de abril de 2002.

A LIBRAS é uma língua de modalidade gestual-visual, na qual é possível se comunicar através de gestos, expressões faciais e corporais, com sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, para transmissão de ideias e fatos.

Dessa foram, a Língua Brasileira de Sinais é uma importante ferramenta de inclusão social, já que é muito utilizada na comunicação com e entre pessoas surdas.

COMENTÁRIOS