Prudente terá 1ª ‘Casa SP Afro Brasil’ será construída na Avenida Paulo Marcondes

64

A pedido do prefeito Ed Thomas, o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Sosp) Mateus Grosso e o secretário municipal de Cultura (Secult), Yuri Reis conferiram a preparação da área onde será construída a primeira Casa SP Afro Brasil.

Os secretários estiveram in loco, na área institucional, viabilizada pelo prefeito Ed Thomas, que fica na Avenida Paulo Marcondes, onde já foram instalados os tapumes, para fechamento do local e início das obras.

A construção da ‘Casa Afro’ é viabilizada através de convênio com a Secretaria de Governo e Relações Institucionais do Estado de SP no valor total R$ 761.895,82.

“A previsão é que as obras comecem já nos próximos dias. A primeira Casa Afro de Prudente é uma obra importante para a população. A conquista resultará em projetos e ações que serão viabilizados pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult). A partir do início da obra, a previsão de entrega deve ser feita em 12 meses”, explica o secretário de Obras.

Apoio:


De acordo com o secretário municipal de Cultura, Yuri Reis, a Casa Afro promoverá diversas ações trará maior reconhecimento e valorização da história e cultura afro-brasileira, promoção de políticas públicas de desenvolvimento social e econômico, justiça, enfrentamento ao racismo religioso, institucional e estrutural, e a garantia de acesso aos serviços

“A Casa Afro é considerada um Centro de Equidade para os Afrodescendentes, de igualdade de proteção, não só para a comunidade negra, mas também para aquelas menos favorecidas, como os quilombolas. Estamos tentando fazer fundos específicos do município, para virar um plano da cidade, com ações efetivas para a comunidade afrodescendente com desenvolvimento social, econômico, e da cultura de enfrentamento ao racismo e da questão estrutural do fomento das atividades afrodescendentes”, explicou o secretário de Cultura,

– Histórico Casa SP Afro Brasil [Centro de Equidade Racial]

A vereadora Nathalia Gonzaga é interlocutora do projeto que conta com recursos viabilizados pelo Estado.

A Casa SP AfroBrasil desenvolverá diversas ações, como cursos de qualificação, workshop, empreendedorismo, tecnologia, exposições sobre a história e cultura afro-brasileira, cursos de gestão de beleza negra, moda, orientação jurídica, entre outras atividades voltadas ao fortalecimento e preservação afro-brasileira.

Para viabiliza o local, o prefeito Ed Thomas indicou terreno para implantação da Casa Afro além de oferecer todo apoio necessário. O levantamento da área contou com apoio do secretário de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seplan), Edilson Magno.

COMENTÁRIOS