PRESIDENTE VENCESLAU: Fala de vereador repercute mal em assentamentos e sessão terá manifestação

2924
Câmara de Presidente Venceslau | Foto: Arquivo

Em discurso na última sessão da Câmara Municipal de Presidente Venceslau ocorrida no dia 20 de março, o vereador Bruno Dassie (PV), usou a tribuna para falar sobre a questão da “Regularização Fundiária” em nossa região. Em sua fala disse que fez um requerimento direcionado ao Diretor Executivo do ITESP, Guilherme Piai, pedindo uma atenção maior na questão dos assentados que ganham terras, porém não produzem e que na primeira oportunidade vendem a um custo muito baixo.

“Claro que tem gente produzindo, mas a maioria está com terras paradas”, comentou Dassie, e ainda afirmou, “Em alguns casos, não dá uma semana, a gente vê alguns trocando as terras por carro, trocando por ‘galinha’, produzir que é bom é quase nada”, disse.

A fala do vereador mexeu com vários grupos de assentamentos da região, que se sentiram ofendidos com a sua fala.

Em entrevista exclusiva ao jornal Diário de Prudente, o vereador Bruno declarou que seu pronunciamento na tribuna foi distorcido antes de chegar aos assentados. “Nesta semana, meu pronunciamento na Câmara dos Vereadores, por questões políticas, foi distorcido por blogueiros. Jamais ataquei quem produz, falei que está havendo troca de lotes numa metáfora. Contudo, vivemos um momento importante para o Pontal do Paranapanema, onde a regularização fundiária irá trazer a segurança jurídica que tanto precisamos e, como consequência, teremos o progresso com o Pontal livre das invasões”, pontou o vereador do Partido Verde.

Apoio:


“No que tange às manifestações, faz parte da democracia”, finalizou Dassie.

O outro lado

Em contato com Lino de Macedo representante do MAST (Movimento dos Agricultores Sem Terra) que reside no assentamento Lagoa São Paulo, disse que já participou da organização de vários assentamentos, e que sempre é chamado quando para colaborar quando há problemas relacionados aos assentamentos.

Porém, em relação a fala do vereador Bruno Dassie (PV) na Câmara, ele se mostrou indignado. “Por mais ruim que seja o assentamento dá dignidade às famílias como empregos, moradia, educação, saúde e produção de alimentos saudáveis sem agrotóxicos”, ressaltou Lino.

Lino agora está organizando uma grande manifestação nessa próxima segunda feira, 27 de março, na Câmara Municipal com a presença de vários assentados e pessoas ligadas ao movimento.

Segundo o representante do MAST, o ITESP já está realizando o geo-referênciamento dos lotes, e a fala do vereador poderá prejudicar o trabalho de anos e anos de luta, pois o processo de assentamento pode ser mais burocrático.

Perguntado sobre o objetivo da manifestação da próxima segunda-feira, Lino de Macedo afirmou que será pacífica e ordenada, e que dará oportunidade para o vereador Bruno Dassie se explicar e se retratar.

“O objetivo é mostrar a sociedade e ao vereador que somos uma comunidade organizada e temos o nosso perfil produtivo e político, que estamos produzindo para acabar com a fome”, pontou Lino.

Lino de Macedo é conselheiro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), a convite do presidente, Luís Inácio Lula da Silva, foi empossado dia 28 de fevereiro no Palácio do Planalto em Brasília.

COMENTÁRIOS