Prefeitura já notificou 1.700 dono de imóveis para realizarem a limpeza em terrenos

68

A prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seplan), dá continuidade às ações de fiscalização de terrenos e calçadas danificadas no município. Nesta semana,os trabalhos estão voltados para a zona Sul da cidade, com ênfase no Residencial Parque dos Girassóis e Residencial Florenza.

Conforme o secretário da Seplan, Edilson Magno, a ação tem como foco a prevenção e conscientização dos proprietários para a manutenção e limpeza, considerando, principalmente, os períodos de chuva que são propícios ao acúmulo de mato alto, lixo e proliferação de animais.

“Nossa intenção é incentivar a limpeza constante dos terrenos que apresentam aspecto de abandono, para coibir a vegetação alta e proliferação de insetos, aranhas, escorpiões e todo tipo de animais que gerem desconforto à população. Neste período do ano, o cuidado com os terrenos deve ser redobrado, pois com o tempo úmido, as vegetações crescem mais rápido, ficando propício para a proliferação desses tipos de animais”, pontua Magno.

Além dos terrenos baldios, a fiscalização abrange todos os imóveis que não possuem calçadas e muros, ou estão com suas estruturas danificadas com acúmulo de materiais e entulhos, que atrapalham a circulação de pedestres e se tornam lugares propícios para a reprodução de animais peçonhentos.

O proprietário notificado tem, conforme a Lei Municipal 72/99, prazo de dez dias para efetuar a limpeza do terreno, 30 dias para a construção do muro e calçada, 15 dias para reparo de muros e calçadas e três dias para retirada de entulho e materiais da calçada. O não cumprimento pode acarretar em multa, que varia conforme a metragem do terreno.

Conforme dados levantados pela Coordenadoria de Fiscalização Urbanística, foram emitidas no mês de janeiro e na primeira semana de fevereiro cerca de 1.700 notificações, e 450 autos de infração e imposição de multa.

:::.............. COMENTÁRIOS ..............:::