Prazo para vacinar rebanho contra aftosa termina dia 31 de maio

137
Produtores rurais têm até o dia 31 de maio para imunizar seus bovinos e bubalinos contra a febre aftosa e até o dia 7 de junho para realizar a declaração da vacinação e atualização do saldo do rebanho. Aqueles que não cumprirem o prazo estabelecido estão sujeitos a multas.
Na última etapa da campanha, realizada em novembro, o estado de São Paulo alcançou uma cobertura vacinal de 99,81% de acordo com a Coordenadoria de Defesa Agropecuária.
Desde 2014, os índices de cobertura vacinal se mantêm acima dos 99%.
Nesta etapa, cerca de 11 milhões de animais de todas as faixas etárias devem ser vacinados contra a aftosa em todo o estado de São Paulo. A vacinação continua sendo uma estratégia importante para que o Brasil alcance o status de livre da doença, mesmo tendo se passado tanto tempo desde o último caso registrado no país em 2006, e no estado de São Paulo em 1996.
Além da importância sanitária, o esforço para evitar a aftosa também possui relevância econômica. A presença da doença coloca em risco toda a cadeia produtiva e afeta as exportações de carne, sendo fundamental a prevenção para garantir a segurança e qualidade do setor agropecuário.
COMENTÁRIOS