PÓS-COVID: Devo jogar fora a escova de dente se pegar covid-19?

156

Isolar-se e cumprir a quarentena não são os únicos cuidados que as pessoas com Covid-19 devem tomar. Dicas como evitar compartilhar objetos com as demais pessoas da casa já são mais do que conhecidas. No entanto, algumas precauções necessárias podem passar despercebidas, principalmente aquelas relacionadas à higiene bucal. Afinal, devo jogar fora a escova de dente após ter Covid-19 ou não?

Para esclarecer essa e outras dúvidas sobre saúde bucal, o portal Brasil conversou com Aroldo Pinheiro, presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) no Distrito Federal. Confira abaixo:

Quando uma pessoa é infectada por Covid-19, quais cuidados ela deve ter em relação à saúde bucal?
“O primeiro passo que o paciente deve ter para o controle da infecção no seio familiar é separar a escova de dente dele [das escovas] dos demais membros da família. Se ele é casado ou tem filhos e dividem o mesmo ambiente para as escovas, isso tem que ser separado, porque o coronavírus fica muito concentrado nas vias aéreas superiores, ou seja, na boca e no nariz. É uma área que tem alta virulência. É por isso, inclusive, que tem alta capacidade de contaminação.”

Como deve ser a limpeza da escova de dente após a escovação? 
“Independente da doença, a higiene da escova após a escovação é fundamental. Você tem que lavar bem a escova e secá-la bem com um pano ou papel toalha. A escova não pode ser guardada molhada, ainda com restos de creme dental, de pasta de dente, porque ali vão acabar proliferando bactérias. Você vai acabar contaminando sua escova”.

Apoio:


Doutor Aroldo, eu devo jogar fora a escova de dente após ter Covid?
“Quando o paciente tem Covid, a gente orienta que, ao final do prazo da contaminação, ele também substitua a escova. Não há necessidade de esperar, às vezes, um mês, dois meses, que é até um hábito do brasileiro. A nossa orientação é que substitua a escova logo após sair da quarentena, em torno de 14 a 15 dias a depender do quadro clínico da pessoa”.

Por que é importante substituir a escova após a quarentena?
“A substituição da escova é fundamental porque ela acaba carregando e mantendo algum nível de contaminação entre um processo e outro. Por isso, sempre que terminar, higienizar, lavar e secar bem a escova. Guardá-la seca para manter numa condição bacana de controle e higiene”.

Se eu não jogar a escova de dente fora após a quarentena, posso me reinfectar?  
“O vírus que a pessoa contraiu estará circulando no corpo e em contato com a escova. Eu não conheço uma pesquisa clara direcionada a isso, mas imagino que essa mesma cepa do vírus não vá reinfectar o paciente. Agora, não pode compartilhar essa escova com nenhum ente da família. Tem que ser uma escova, obviamente, individual. Posso falar isso e parecer surreal, mas infelizmente, existem famílias carentes que compartilham a escova. Não pode haver compartilhamento da escova em si e nem do ambiente em que se guarda a escova”.

Fonte: Brasil 61

COMENTÁRIOS