PÓS-COVID: Devo jogar fora a escova de dente se pegar covid-19?

140

Isolar-se e cumprir a quarentena não são os únicos cuidados que as pessoas com Covid-19 devem tomar. Dicas como evitar compartilhar objetos com as demais pessoas da casa já são mais do que conhecidas. No entanto, algumas precauções necessárias podem passar despercebidas, principalmente aquelas relacionadas à higiene bucal. Afinal, devo jogar fora a escova de dente após ter Covid-19 ou não?

Para esclarecer essa e outras dúvidas sobre saúde bucal, o portal Brasil conversou com Aroldo Pinheiro, presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) no Distrito Federal. Confira abaixo:

Quando uma pessoa é infectada por Covid-19, quais cuidados ela deve ter em relação à saúde bucal?
“O primeiro passo que o paciente deve ter para o controle da infecção no seio familiar é separar a escova de dente dele [das escovas] dos demais membros da família. Se ele é casado ou tem filhos e dividem o mesmo ambiente para as escovas, isso tem que ser separado, porque o coronavírus fica muito concentrado nas vias aéreas superiores, ou seja, na boca e no nariz. É uma área que tem alta virulência. É por isso, inclusive, que tem alta capacidade de contaminação.”

Como deve ser a limpeza da escova de dente após a escovação? 
“Independente da doença, a higiene da escova após a escovação é fundamental. Você tem que lavar bem a escova e secá-la bem com um pano ou papel toalha. A escova não pode ser guardada molhada, ainda com restos de creme dental, de pasta de dente, porque ali vão acabar proliferando bactérias. Você vai acabar contaminando sua escova”.

Doutor Aroldo, eu devo jogar fora a escova de dente após ter Covid?
“Quando o paciente tem Covid, a gente orienta que, ao final do prazo da contaminação, ele também substitua a escova. Não há necessidade de esperar, às vezes, um mês, dois meses, que é até um hábito do brasileiro. A nossa orientação é que substitua a escova logo após sair da quarentena, em torno de 14 a 15 dias a depender do quadro clínico da pessoa”.

Por que é importante substituir a escova após a quarentena?
“A substituição da escova é fundamental porque ela acaba carregando e mantendo algum nível de contaminação entre um processo e outro. Por isso, sempre que terminar, higienizar, lavar e secar bem a escova. Guardá-la seca para manter numa condição bacana de controle e higiene”.

Se eu não jogar a escova de dente fora após a quarentena, posso me reinfectar?  
“O vírus que a pessoa contraiu estará circulando no corpo e em contato com a escova. Eu não conheço uma pesquisa clara direcionada a isso, mas imagino que essa mesma cepa do vírus não vá reinfectar o paciente. Agora, não pode compartilhar essa escova com nenhum ente da família. Tem que ser uma escova, obviamente, individual. Posso falar isso e parecer surreal, mas infelizmente, existem famílias carentes que compartilham a escova. Não pode haver compartilhamento da escova em si e nem do ambiente em que se guarda a escova”.

Fonte: Brasil 61

:::.............. COMENTÁRIOS ..............:::