Muro da Washington Luiz ganha grafites com alusões à Semana de Arte Moderna no Brasil

89

Os artistas Itamar Xavier e João Célio, juntamente com Strike e Preto TNA, de São Paulo, iniciaram nesta sexta-feira (11/02) os grafites no muro localizado na Avenida Washington Luiz, projeto que integra a programação especial da Secretaria Municipal de Cultura de Presidente Prudente (Secult) para comemorar os 100 anos da Semana de Arte Moderna no Brasil. Dentre as obras já representadas no local, está a imagem de Tarsila do Amaral.

Também faz parte da programação a pintura em grafitti de dois prédios do CDHU, localizados no Jardim Cobral, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, que também terão como inspiração as obras da Semana de Arte Moderna no Brasil.

No sábado, dia 12, a partir das 19h, na Sala de Cinema ‘Condessa Filomena Matarazzo’, acontece um bate-papo sobre a importância da Semana de Arte Moderna no Brasil e suas Influências, com participação dos artistas Joka, Dino, Indio, João Célio, Strike e Preto TNA, que será aberta a todos os interessados no tema.

Uma parceria entre a Secult e a VIP Outdoor fará a exposição dos alunos do Spart Cultura, atividade que tem o título ‘Gato Pasquiat nos 100 anos da Semana de 22’. Os desenhos feitos por crianças e adolescentes serão expostos em outdoors espalhados em pontos diversos da cidade.

Apoio:


Segundo o Secretário de Cultura, Yuri Reis, é fantástico poder divulgar o trabalho das crianças por meio da arte. “As releituras da arte moderna, contemporânea, são bons exemplos, para que incentivem outras crianças e adolescentes a darem continuidade no futuro em relação à Semana da Arte Moderna. É um grande marco cultural para a cidade”, finaliza Yuri.

E para finalizar a programação, o artista plástico prudentino, Cido Oliveira, apresentará uma exposição no Centro Cultural Matarazzo, entre os dias 16 de fevereiro e 31 de março, com o tema Foto Pintura. Serão 15 obras com imagens, fazendo a releitura dos artistas Candido Portinari, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Anita Malfatti.

A atividade será realizada na ‘Área de Convivência’, aberta para todo o público, mas o artista faz um convite especial às crianças, com desenhos para colorir e também apreciar a arte moderna.

COMENTÁRIOS