Jaguatirica morre atropelada em Caiabu

744

Nesta última quarta-feira, 01 de março, uma equipe da Polícia Militar Ambiental recebeu uma solicitação do Copom e foi até a Estrada Vicinal que liga o município de Caiabu ao distrito de Iubatinga, cerca de 40 Km de Presidente Prudente, para verificar o atropelamento de um animal silvestre.

No local os policiais constataram que se tratava de uma onça jaguatirica, sendo uma fêmea jovem que já estava sem vida. Como não havia ninguém pelo local e tampouco testemunhas que pudessem informar o autor do atropelamento, o animal foi recolhido e destinado ao Acervo Educacional de Ciências Naturais (AECIN) da UNOESTE – Universidade do Oeste Paulista no município de Presidente Prudente.

A jaguatirica é um animal pertencente ao filo Chordata, classe Mammalia, ordem Carnivora, família Felidae, gênero Leopardus e espécie Leopardus pardalis. Trata-se de uma das espécies de felinos neotropicais mais conhecidas cientificamente, sendo um dos motivos para esse título sua grande distribuição geográfica.

Esses animais destacam-se por seu padrão de pelagem que lembra o da onça-pintada, possuindo pelos amarelados com manchas escuras. Nas jaguatiricas, no entanto, a manchas negras tendem a formar rosetas abertas e que se juntam e formam bandas nas laterais do corpo. Assim como em outros animais que presentam esses padrões em pelagens, as manchas na jaguatirica funcionam como a nossa impressão digital, por serem únicas.
A jaguatirica é um animal que apresenta porte médio, com comprimento variando entre 67 e 101, 5 cm e uma cauda que representa cerca de 46% do comprimento do seu corpo. Machos são, em geral, mais pesados que as fêmeas, sendo que o peso das jaguatiricas varia entre 6,6 e 18,6 kg. Vale salientar que o peso desses felinos varia de acordo com o habitat em que ocorrem, sendo maiores quando estão em ambientes florestais. São animais solitários e territoriais.

Apoio:


A atividade da espécie é tipicamente noturno-crepuscular. Entretanto, a jaguatirica pode também ser ativa durante o dia. Contudo, normalmente, as jaguatiricas dormem durante o dia em ocos de árvores e em arbustos. São animais habilidosos quando o assunto é escalar, saltar e nadar. As jaguatiricas podem viver na natureza cerca de dez anos. Já em cativeiro, essa expectativa de vida pode chegar aos 20 anos.

Atualmente, a jaguatirica está classificada como pouco preocupante na lista de espécies ameaçadas da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais). Apesar dessa classificação, a tendência populacional atual é de decréscimo, e a espécie já havia sido classificada no passado como vulnerável.

COMENTÁRIOS