IPEM faz visitoria em sete radares em Presidente Prudente

45

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), realizou verificação metrológica em radares instalados na avenida Comendador Alberto Bonfiglioli, avenida Miguel Damha, avenida Tancredo Neves, avenida Brasil, nº 2975, avenida Brasil, próximo à rua das Nações Unidas, avenida Manoel Goulart,  e rodovia Arthur Boigues Filho, km 06. Os instrumentos foram aprovados.

A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento.

A verificação metrológica

Nem todos os medidores de velocidade que chamamos de “radar” são radares de fato. Veja:

Apoio:


Medidor por radar propriamente dito: transmite e recebe ondas contínuas na faixa de micro-ondas, propiciando a medição da velocidade do veículo alvo através do efeito Doppler.

Medidor óptico: projeta um feixe de luz (laser) no veículo alvo, e a medição é feita pelo processamento da energia por ele refletida.

Medidor de sensores de superfície: utiliza sensores instalados na superfície da via que detectam a passagem do veículo. A medição é feita em função do tempo de passagem do veículo entre dois sensores cuja distância entre eles é fixa e conhecida.

Os medidores aprovados recebem um laudo técnico com validade para um ano. Se forem reprovados, a empresa responsável pelo medidor é autuada e o equipamento é interditado.

Vale lembrar que para as multas emitidas em função dessas medições serem legítimas, o medidor de velocidade precisa ter sido verificado e aprovado pelo Ipem-SP, e estar dentro do prazo de validade. Para saber se o medidor de velocidade está dentro da validade, acesse o Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE). Acesse https://tinyurl.com/yas4uvds

 

COMENTÁRIOS