Gerente da Intepp lança livro de inovação em aprendizagem

60

Livro sobre aprendizagem baseada em casos será lançado neste sábado, 29 de janeiro, na Fundação Inova Prudente, com a manhã de autógrafos das 9h às 14h. Uma produção inovadora voltada para gestores e líderes empresariais, professores e estudantes do ensino superior.  Os autores de “Casos Empresariais – A tomada de decisão na prática” são os irmãos Wilson Kunze e Elson Kunze.

Prefácio de peso

A proposta da obra é vista pelo renomado pesquisador na área da educação José Manuel Moran como uma contribuição importante para concretizar estratégias participativas de aprender a partir de situações reais, em grupo, com flexibilidade de espaços. No prefácio, Moran afirma que os casos podem ser trabalhados com tempos individuais e grupais no presencial, nos modelos híbridos ou em cursos totalmente on-line.

O valor da obra é reforçado na participação do pesquisador Sidnei de Oliveira Souza, do programa de mestrado e doutorado em Educação da Unoeste; e nos depoimentos do pesquisador Lechan Colares Santos, da Business School Unoeste (BSU) do analista de tecnologia da informação e comunicação Wesley Desiderio; do back-end developer/game programmer Gunnar Correa; e da web developer Desiree Carrion.

Longa maturação

Com 242 páginas, o livro impresso na Impress Gráfica e Editora tem a revisão textual de Rogério do Amaral, ilustração de Hélio Gomes e capa de Renato Pandur Maria. O start foi dado por Sidnei em 2015 na condição de colega de Wilson como professores da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp/Unoeste). Porém, foram três anos de maturação da ideia, até que em 2018 os textos começaram a ser produzidos.

Conforme Wilson, o livro é fruto de amplo relacionamento profissional e pessoal, iniciada em meados dos anos 2000 na sua relação de gerente geral do Banco Real com o professor pesquisador José Eduardo Creste, atual pró-reitor acadêmico da Unoeste. Daí nasceu a indicação para lecionar a disciplina gestão de pessoas na Fipp, onde foi recebido pelo diretor Moacir Del Trejo e o então professor, Rogério Alessi.

Produção literária

Em toda trajetória motivadora da obra as contribuições foram surgindo, como é o caso de ter o prefácio produzido por Moran que, além pesquisador, é professor, conferencista e mentor de projetos na educação, com ênfase em metodologias ativas, modelos híbridos, tecnologias digitais e projeto de vida. O contato com Moran foi possibilitado pela pesquisadora Adriana Aparecida de Lima Terçariol, quando atuava na Unoeste.

A incursão na produção literária por Wilson tem a participação em livros nas áreas de educação, em publicações de 2018 e 2021. O novo livro traz a proposta de estímulo à integração entre teoria e prática. Uma proposta essencialmente inovadora, sustentada em 70 casos reais em diferentes cenários empresariais e que incitam reflexão, criatividade e tomada de decisão.

Ricas vivências

Dentre outras vivências profissionais, Wilson e Elson atuaram como professores. Além da Fipp, Wilson atuou como convidado de cursos de pós-graduação. Esteve no mercado financeiro por 25 anos e na iniciativa privada foi empresário, na condição de sócio diretor. Elson, por quatro anos (2013 a 2016) deu aulas no Senai de Toledo, no Paraná.

Elson é graduado e pós-graduado em logística. Acumula experiências em mais de 25 anos nas áreas administrativa e de logística, com vivências em cargos de gestão em diferentes segmentos. Há alguns anos está na luta contra enfermidade relacionada ao coração; em tratamento hospitalar em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Por este motivo, não estará no lançamento do livro.

Serviço

A venda do livro, inicialmente, será pelo seguinte endereço eletrônico: https://conexaokunze.com.br/  Em breve será disponibilizado no site da Amazon.

:::.............. COMENTÁRIOS ..............:::