Ex-vereadores são homenageados na abertura das comemorações do centenário da Câmara

97

Sob a presidência de Feiz Abbud, a composição da Mesa Diretora ainda com Dorivaldo Badan, Jobel Amaral e Milton Perina, tiveram início as comemorações do centenário de instalação da Câmara Municipal de Presidente Prudente.

Também compuseram a mesa da sessão solene, nessa segunda-feira (6), o presidente do Legislativo, Tiago Oliveira, e o ex-prefeito Milton Carlos de Mello (Tupã).

Os quatro ex-vereadores que conduziram a solenidade exerceram seus mandatos durante a 7ª Legislatura, de 1973 a 1977, ou seja, são os vereadores do ano do cinquentenário da Casa de Leis.

O centenário ocorre em 2023, pois, o município de Presidente Prudente foi criado pela Lei Estadual Nº 1.798, de 28 de novembro de 1921, e instalado em 27 de agosto de 1923, por meio da Primeira Câmara.

Apoio:


O discurso alusivo às comemorações em nome dos atuais vereadores prudentinos foi proferido pelo vereador Douglas Kato pelo simbolismo do momento: esta foi a primeira vez que um parlamentar cadeirante fez uso da palavra da Tribuna, que foi adaptada para ter acessibilidade. Em seguida, Feiz Abbud falou em nome dos ex-vereadores.

Também estiveram presentes os demais vereadores da 18ª Legislatura: Demerson Dias, Enio Perrone, Ivan Itamar, Professora Joana D’arc, Joãozinho da Saúde, Professor Negativo, Mauro Neves, Miriam Brandão, Nathália Gonzaga e William Leite. O vereador Wellington Bozo se ausentou por motivos de saúde.

O ex-vereador mais antigo presente foi Altamir Matheus da Silva, conhecido como Amiguinho, que exerceu seu mandato na 6ª Legislatura, de 1969 a 1973.

A primeira mulher eleita em Presidente Prudente, a ex-vereadora Onaide Cottini Félix, para a 9ª Legislatura, se fez presente na solenidade. Além da primeira mulher a ser eleita chefe do Legislativo prudentino, a ex-vereadora Profª Alba Lucena Fernandes Gandia.

Participaram da solenidade ainda os ex-presidentes João Altino Cremonezi, Valmir da Silva Pinto e Wladimir Cruz.

Outros ex-vereadores presentes foram Adão Batista, Alessandra Roque, Ananias Pinheiro, Antonio Norival Rena (Nico Rena), Clóvis de Lima, Jailson do Nascimento Pereira, José Tabosa, Marcos Azevedo, Martinho Sérgio Krasucki, Regina Penati e Tadashi Kuriki.

Por fim, também acompanhou a solenidade e foi homenageado por sua participação na história de Presidente Prudente o professor e historiador Benjamin Resende.

Todos receberam uma homenagem em comemoração ao centenário e pela participação na história da população prudentina.

Cidadão Prudentino

Além das homenagens pelo centenário, a 18ª Legislatura também outorgou nessa segunda-feira o título de Cidadão Prudentino ao ex-vereador Feiz Abbud.

Programação

Ocorrerão sessões solenes em todas as primeiras segundas-feiras dos meses de fevereiro a agosto, além de outros eventos ainda com datas a serem agendas.

Confira a programação fixa completa:

– 06 de Fevereiro de 2023 – Sessão Solene de Abertura das Comemorações do Centenário, com convite para todos os ex-vereadores ainda em vida.

– 14 de Março de 2023 – Sessão Solene de celebração dos 100 anos de instalação da Comarca de Presidente Prudente, com a entrega de Cartão de Prata.

– 03 de Abril de 2023 – Solenidade de inauguração de Placas com Histórico da Homenagem do Prédio Público “Dr. Pedro Furquim”, bem como dos locais já denominados do Legislativo.

– 02 de Maio de 2023 – Sessão de Homenagens aos Servidores atuais e antigos em vida.

– 05 de Junho de 2023 – Lançamento da Cartilha Ilustrada com a história do Centenário e posterior distribuição nas escolas do município.

– 03 de Julho de 2023 – Lançamento da Exposição de Fotos e imagens contando a história dos 100 anos de instalação do Legislativo.

– 07 de Agosto de 2023 – Lançamento do Documentário Institucional do Centenário.

– 27 de Agosto de 2023 (Domingo) – Descerramento das novas placas do Obelisco dos Vereadores e do Obelisco dos Prefeitos e Descerramento do Totem do Centenário em frente ao Prédio Público “Dr. Pedro Furquim”.

– 28 de Agosto de 2023 – Sessão Solene de Encerramento das Comemorações do Centenário, com o lançamento do Livro do Centenário da Câmara de Presidente Prudente.

Confira a programação em datas a serem definidas:

– Homenagens de entregas de Títulos de Cidadania ao senhor Feiz Abbud, vereador durante a Legislatura do Cinquentenário da Câmara de Presidente Prudente, e ao Historiador Benjamin Resende.

– Visitas Guiadas de Estudantes na Câmara Municipal.

– Vídeocast do Centenário, com entrevistas de ex-vereadores, ex-prefeitos e vice-prefeitos, além de deputados locais.

– Revisão da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno da Câmara Municipal.

COMENTÁRIOS