Estudantes da UNESP têm até 31 de janeiro para comprovar vacinação contra COVID

90

Os estudantes de graduação e de pós-graduação da Unesp têm até 31 de janeiro de 2022 para comprovar que foram vacinados contra a covid-19 nos respectivos sistemas institucionais que regulam o vínculo com a Universidade. O prazo está fixado na Portaria nº 4/2022, republicada no último sábado (dia 15) no Diário Oficial.

A republicação estendeu o prazo para apresentação do comprovante de 10 para 23 dias, a contar da publicação da portaria, em 8 de janeiro. Os módulos em que os comprovantes de imunização (em geral, passaporte vacinal ou carteira de vacinação) precisam estar anexados estão disponíveis para todos os estudantes de graduação e de pós-graduação em seus respectivos sistemas institucionais, Sisgrad e SisPG.

Essa comprovação é feita por meio da Central de Acessos e, de acordo com as normas da Unesp, tornou-se uma condição indispensável para a frequência em todas as 34 Unidades e 24 câmpus universitários.

De acordo com levantamento parcial feito pela CTInf (Coordenadoria de Tecnologia da Informação), cerca de 20 mil estudantes de graduação cadastraram o comprovante de vacinação contra a covid-19 em poucos dias após a habilitação da funcionalidade no Sisgrad, sistema que reúne as informações dos graduandos. Até a apresentação do comprovante de imunização, ainda que matriculado, o aluno não poderá frequentar atividades presenciais.

Apoio:


Na portaria, há as previsões de cancelamento de matrícula nas disciplinas em que o aluno estiver cursando e, caso não ocorra a comprovação exigida nos prazos especificados, de perda da vaga na Unesp.

Os estudantes que, por motivo de saúde, estejam impossibilitados de receber a vacina contra a covid-19 terão que detalhar o porquê, por meio da apresentação de um atestado médico que evidencie eventual contraindicação.

Todo esse processo será acompanhado por instâncias técnicas das unidades universitárias, tais como as Diretorias Técnicas Acadêmicas e as Seções Técnicas de Saúde, e da gestão central da Universidade, em especial a Coordenadoria de Saúde e Segurança do Trabalhador (CSST) da Pró-reitoria de Planejamento Estratégico e Gestão.

Toda a comunidade universitária terá que comprovar a vacinação contra a covid-19. Os comprovantes de vacinação de alunos inscritos em atividades de extensão e de estudantes dos colégios técnicos serão incluídos em uma interface acadêmica do aplicativo AppCare da Unesp – o aplicativo já é usado para uma série de funcionalidades relacionadas à rede de proteção para a saúde dos unespianos.

O uso do aplicativo vale também para o pessoal extraquadro da Unesp, tais como residentes médicos e multiprofissionais, pós-doutorandos, professores colaboradores, pesquisadores visitantes convidados, voluntários e funcionários terceirizados, entre outros.

A imunização contra a covid-19 completou um ano de seu início no Brasil neste 17 de janeiro.

COMENTÁRIOS