Eficiência na irrigação será um dos destaques da Coopershow

77

Os produtores do Vale Paranapanema, importante polo agrícola do interior paulista, se preparam para a 16ª edição da Coopershow. A feira, que é considerada a principal vitrine de tecnologia da região, organizada pela Coopermota, acontece de 25 a 27 de janeiro, em Cândido Mota/SP. Além das tecnologias voltadas para as atividades relacionadas com os grãos em geral, o evento leva aos visitantes uma série de inovações e conta com a presença de empresas de máquinas, equipamentos e de prestação de serviços relacionadas ao campo.

Uma das empresas que participará da mostra é a Lindsay, multinacional que atua na fabricação e distribuição de pivôs centrais, laterais e soluções de tecnologia de irrigação, representada pelas marcas Zimmatic™ e FieldNET™. Segundo Jesley Henrique Carriel de Jesus, diretor da Carriel, empresa especializada em implantação de sistemas de irrigação, parceira da Lindsay, o produtor que visitar o estande da companhia na feira, vai encontrar muita inovação e tecnologia sobre irrigação. “Estamos com tudo pronto, teremos um equipamento em exposição e vamos levar a nossa parte técnica de projetos e também a solução ambiental juntamente com parceiros”, diz

Tecnologia sem fio

Durante a feira, o visitante poderá conferir o portfólio completo da Lindsay e suas tecnologias para irrigação, compostos por produtos resistentes e confiáveis e que têm a sustentabilidade como um de seus principais pilares. Além disso, possibilitam ao produtor irrigar qualquer plantação, em vários tipos de terreno e solo para aumentar a produtividade e utilizar melhor os recursos naturais.

Apoio:


Umas das soluções é o consagrado FieldNET, a tecnologia de gerenciamento sem fio totalmente integrada, detentora de diversos prêmios internacionais e que permite a visualização e controle de seus sistemas de qualquer lugar. “A Lindsay oferece tecnologias e produtos inovadores, que facilitem a vida de seus clientes, proporcionando economia em sua cadeia e o FieldNET é uma dessas soluções”, diz o especialista.

A partir de um acesso remoto, seja por smartphone ou tablet, a ferramenta possibilita a criação de planos de irrigação de taxa variável, que define paradas e movimentos, crie relatórios de uso, monitore o desempenho e os ganhos em toda a sua operação e ainda passa atualizações e alertas em tempo real. Além disso, o produtor tem acesso à pressão, vazão, nível de água e potência que geram grande impacto na redução do uso da energia e menor desgaste dos equipamentos. Juntamente a isso, reduz o uso de produtos químicos e escoamento superficial, garantindo uma aplicação precisa.

Região promissora

Segundo o diretor da Carriel, o Oeste Paulista é uma região promissora para o crescimento da agricultura, e a irrigação é uma ferramenta que pode acelerar esse cenário de forma eficiente e sustentável. “A região de Assis tem muita área para expandir, é um local onde os próprios produtores estão procurando terra, para crescer, por isso tem um potencial gigantesco”, destaca.

Ainda de acordo com o profissional, a irrigação é uma alternativa que pode gerar aos produtores locais uma segurança hídrica. “O agricultor precisa sempre fazer planejamento. Agora, por exemplo, estamos vivendo um período de muita chuva, a soja está maravilhosa, seja sequeiro ou irrigada, mas quando vem um ano atípico, quando não chove como nas últimas safras, essa perda é muito mais quantitativa do que no acerto e pode gerar inúmeros prejuízos”, acrescentou Jesus.

A feira

A Coopershow é realizada no Campo de Difusão de Tecnologia da Coopermota. A área utilizada está preparada para receber anualmente agricultores, pesquisadores e empresas fornecedoras para a apresentação de diversos trabalhos sobre milho, soja, mandioca, banana, cana-de-açúcar, trigo, adubação verde, dentre outros, bem como controle de ervas daninhas, técnicas de manejo pós-colheita, análise de nutrição de plantas, controle de pragas emergentes, rotação de culturas, entre outras atividades. Por meio dessas iniciativas a comissão organizadora da feira afirma cumprir o propósito de transferência de tecnologia para os agricultores e ainda oferecer oportunidades para que eles possam diversificar cultivos em suas propriedades, com atividades que garantam boa rentabilidade.

Em 2022, a cooperativa retomou a realização do evento presencial, depois de ter a edição de 2021 cancelada devido a pandemia Covid-19. Houve a presença de aproximadamente 9 mil participantes.

Sobre – A Lindsay América do Sul é o escritório local da americana Lindsay Corporation., com escritório em Campinas (SP) e fábrica em Mogi Mirim (SP) – Brasil. A empresa produz uma linha completa de sistemas de irrigação, representada pelas marcas Zimmatic™ e FieldNET™. Com sistemas de irrigação operando em mais de 90 países, a Lindsay atua na fabricação e distribuição de pivôs centrais, laterais e soluções de tecnologia de irrigação há mais de 55 anos, e tem sede global em Omaha, no estado do Nebraska, EUA. www.lindsay.com.br.

COMENTÁRIOS