Documentário promove “passeio” pela história do centenário da Câmara de Prudente

315

Criado pela Lei nº 1.798, de 28 de novembro de 1921, a administração de Presidente Prudente foi iniciada oficialmente somente em 27 de agosto de 1923, com a instalação da Primeira Câmara Municipal.

Para celebrar a data, um documentário produzido pela 18ª Legislatura do Parlamento Prudentino, promoverá um “passeio” pela história centenária, com entrevistas e documentos históricos.

De dentro do vagão que passava pela linha ferro da Sorocabana, a diretora do Museu e Arquivo Histórico “Prefeito Antonio Sandoval Netto”, Valentina Romeiro Flores, é uma das entrevistadas e fala sobre a formação político-administrativa de Presidente Prudente, das disputas locais entre os coronéis fundadores e da união necessária para promover o município.

O professor e historiador Benjamin Resende também é um dos entrevistados, que aborda outros momentos e personagens históricos, como o ex-vereador, presidente da Câmara e prefeito durante a Era Vargas, Coronel Miguel Brizola de Oliveira.

Apoio:


Além dos parlamentares da atual legislatura, para contar a história do Legislativo também estão sendo entrevistados ex-vereadores, como Feiz Abbud – que exerceu seu mandato durante o Cinquentenário da Câmara, em 1973; o ex-presidente da Casa, Wilson Portella; a professora Regina Penati, entre outros.

A Primeira Câmara de Presidente Prudente, instalada em 1923, era formada pelos vereadores Pedro de Mello Machado, Francisco de Paula Goulart, Luiz Ramos e Silva, Antônio Queiróz Sobrinho, Emílio Mori e Ulysses Ramos de Castro.

Na época, o Legislativo tinha a incumbência de indicar, entre os vereadores, quem seria o prefeito municipal, sendo definido como primeiro chefe do Executivo Prudentino, Pedro de Mello Machado. Já o primeiro chefe do Parlamento foi o fundador do município, Francisco de Paula Goulart.

Além do documentário, a Câmara de Presidente Prudente realiza outras ações ao longo do ano, como a sessão solene de abertura das comemorações do Centenário, com a presença de dezenas de ex-vereadores, no dia 6 de fevereiro.

Também foi realizada sessão em celebração aos 100 anos de instalação da Comarcar, no mês de março; em seguida, em abril, inauguração das placas com histórico das homenagens do parlamento, como do Prédio Público “Dr. Pedro Furquim”, a Sala de Reuniões “Vereador José Leite”, o Plenário “Dr. Francisco Lopes Gonçalves Correia” e a Secretaria “Luiz Maurício Sandoval”.

Em maio, os servidores efetivos e comissionados do Poder Legislativo também foram homenageados pela Casa de Leis. E, ainda, foi realizada a 1ª edição do Parlamento Jovem, com a eleição da 1ª Legislatura Jovem, que será diplomada durante a primeira sessão ordinária de agosto.

COMENTÁRIOS