Distrito de Floresta do Sul recebe Projeto Histórias da Praça neste domingo

166

Chegou a vez da praça do distrito de Floresta do Sul receber o projeto Histórias na Praça. As atividades acontecem neste domingo, dia 3, a partir das 16 horas. Toda a população está convidada.

O projeto é uma iniciativa do Grupo Histórias da Nana, de Presidente Prudente, e tem o apoio do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo – PROAC, Edital de incentivo à Leitura (2022).

Serão quatro atividades. A Bikeoteca e a exposição Ilustrações das Lendas Brasileiras abrem a programação na praça e depois acontece uma contação de história e o lançamento e distribuição do livro Lendas Brasileiras para Crianças.

A Bikeoteca, do Grupo Histórias da Nana, é uma bicicleta projetada especialmente para a disposição de livros com foco na ocupação de espaços públicos para a formação de leitores. Ela é acompanhada por mediadoras de leitura, profissionais que atuam diretamente no incentivo à leitura por meio de uma abordagem interativa que busca despertar o interesse das crianças por essas lendas e mitos, promovendo uma conexão lúdica e literária com a cultura e tradições brasileiras.

Apoio:


A exposição Ilustrações das Lendas Brasileiras, do cartunista e ilustrador Ricardo Bagge, é especialmente dedicada às crianças e retrata personagens como a Iara, o Boto, o Negrinho do Pastoreio, a Cobra Norato e o Mboitatá. Cada ilustração ressalta a essência dessas figuras lendárias, transportando o espectador para o universo mítico e colorido do Brasil. A exposição faz uma abordagem sensorial, com estímulos visuais, sonoros e até um cheirinho de floresta, de natureza o público poderá sentir. A proposta é despertar o interesse das crianças por essas lendas e mitos, promovendo uma conexão lúdica e educacional com a cultura e tradições brasileiras.

A contação de histórias será protagonizada pelo Grupo Histórias da Nana, que apresenta “Se é verdade, eu não sei! Só sei que foi assim”. Trata-se de uma divertida contação, com histórias narradas de forma irreverente e que mexe com o imaginário do público. Por meio da oralidade, os contadores trazem muita interação com o público, músicas e uma sonoplastia que complementa cada ação da história.

O encerramento da atividade acontece com o lançamento e distribuição gratuita do livro Lendas Brasileiras para crianças. De autoria da artista, educadora, pesquisadora e também idealizadora do projeto Histórias na Praça, Ana Paula Carneiro, com ilustração de Ricardo Bagge, a obra é uma coletânea de cinco lendas brasileiras (Iara, Boto, Cobra Norato, Mboitatá e Negrinho do Pastoreio) contadas em textos poéticos, leves e bem humorados, despertando a curiosidade e imaginação dos leitores.

Esse será o segundo dia de circulação do projeto que estreou no último domingo, 27, encantando os moradores da Vila Geni. Apesar do frio que fazia em Presidente Prudente, cerca de 150 pessoas compareceram ao evento que transformou a praça em um local dedicado à arte e às práticas literárias. O público do bairro e de diversas regiões da cidade curtiram o show com o Grupo Taquitá, a exposição interativa de Ricardo Bagge, a encantadora Bikeoteca e o lançamento do livro Lendas brasileiras para crianças que foi um sucesso. Muita gente compareceu exclusivamente para garantir seu exemplar da obra autografada e com dedicatória da autora Ana Paula Carneiro.

A programação segue até o final de setembro e passará ainda por 8 localidades de Presidente Prudente, em Floresta do Sul será a primeira vez que o Histórias da Nana realizará uma atividade.

Serviço:

Projeto Histórias na Praça

Domingo, dia 03 de setembro, no Distrito de Floresta do Sul

Programação:

–       16h Exposição: Ilustrações Lendas Brasileiras – Ricardo Bagge

–       16h às 19h: Bikeoteca – Grupo Histórias da Nana

–       19h Contação de história: Se é verdade, eu não sei! Só sei que foi assim – Grupo Histórias da Nana

–       20h Lançamento do livro Lendas Brasileiras – Ana Paula Carneiro

COMENTÁRIOS