Consultoria de arqueologia faz estudo em Presidente Prudente

80

Arqueólogos da A Lasca Arqueologia estiveram em Presidente Prudente, no começo deste mês de março, para realizar estudos arqueológicos referentes ao projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico da Reserva de Prudente, autorizado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, órgão do Governo Federal responsável pela gestão do patrimônio arqueológico.

O objetivo do estudo é formular diretizes para que as empresas e indústrias respeitem os trâmites legais na hora de construir obras que possam modificar o meio ambiente, e por si só, destruírem algum provavel sítio arqueológico.

Em parceria com as instituições de cultura e educação locais, será difundido, por meio dos seus canais de comunicação, o material informativo digital – Por que o Patrimônio Cultural é tão importante? – para informar à população de Presidente Prudente sobre a necessidade de estudos arqueológicos para o licenciamento ambiental de empreendimentos modificadores do meio ambiente.

Por que são necessários esses estudos?

Sítios arqueológicos são bens da União e são protegidos por legislação federal, Lei n. 3.924/61, sendo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan o órgão responsável pela proteção desses sítios. A legislação objetiva a proteção desses bens e exige estudos prévios, como forma de garantir a redução dos impactos ao patrimônio arqueológico, durante a implantação de atividades e empreendimento potencialmente modificadoras do meio ambiente.

Apoio:


Para que se possa ter sucesso na proteção dos bens culturais, sejam os arqueológicos ou quaisquer outros, é importante o entendimento de que todos nós somos responsáveis por cuidar desses bens para que as gerações futuras possam conhecê-los.

Esta ação busca estimular as percepções e envolver os moradores com seu patrimônio, desenvolvendo, ou ainda, exercitando noções de pertencimento, de identidade e alteridade. Estas atividades são formas de diálogo entre os pesquisadores e a comunidade, visando à valorização, ressignificação e proteção do patrimônio arqueológico e cultural da cidade.

Informações sobre a região

A área de estudo está situada na bacia hidrográfica do Pontal do Paranapanema, região com significativo atrativo para a ocupação humana em tempos pretéritos. São conhecidos dois períodos de ocupação humana pré-colonial: um primeiro, mais antigo, composto por grupos caçadores-coletores, com vestígios de pequenas peças líticas (em pedra) polidas e finamente trabalhadas, como: furadores, raspadores e lâminas de machado da Tradição Umbu, ou robustas, feitas em blocos ou seixos da Tradição Humaitá, sendo encontrados ora em acampamentos ora em oficinas de extração e produção de peças; um segundo, um pouco mais recente, de grupos horticultores-ceramistas das Tradições Itararé, com produção de vasilhames pequenos de paredes finas, escuras e bem alisadas; e Tupiguarani, com cerâmicas de base arredondada, pintadas em preto e vermelho sobre engobo branco.

Sítios Arqueológicos

Algumas pesquisas arqueológicas já foram realizadas em Presidente Prudente. No Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos – CNSA e no Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão – SICG, bancos de dados mantido do IPHAN, há registro de 4 sítios no município. São eles: Bolotari I e II, cerâmicos; Bolotari III, lito-cerâmico e Fazenda Pagador, também lito-cerâmico.

Quem encontrar vestígios arqueológicos em Presidente Prudente, deve ligar para a Superintendência do IPHAN no estado de São Paulo – Telefones: (11) 3826-0744 / 3826-0905 / 3826-0913.

COMENTÁRIOS