CÂMARA DE PRUDENTE: Vereadores, prefeitos e juiz participam de mesa redonda no Parlamento Jovem

63

Harmonia, equilíbrio e diferenças. Por estes três temas permearam as falas de vereadores, prefeitos e um juiz durante a Mesa redonda sobre os três Poderes, realizada na Câmara Municipal de Presidente Prudente (SP), nessa quarta-feira (7).

O encontro foi o primeiro do Parlamento Jovem – Programa Multiplicadores de Cidadania, que é uma ação da Escola do Legislativo “Vereadora Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima” e a Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas da Juventude.

Entre os vereadores prudentinos, participaram o presidente da Casa de Leis, Tiago Oliveira; o diretor presidente da escola do legislativo, William Leite; o presidente da frente parlamentar e 2º secretário da Mesa Diretora, Wellington Bozo; a 1ª secretária, Nathália Gonzaga; e a vice-presidente, Professora Joana D’arc.

Representando o Poder Executivo, estiveram presentes o prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas, e a prefeita de Presidente Venceslau, Bárbara Vilches. Já falando sobre a atuação do Judiciário, o diretor do Fórum local, Dr. José Wagner Parrão Molina. E, como convidada, Sabrina Valéria, que, em 2007, foi vereadora mirim e, depois, em 2012 e aos 18 anos, vereadora eleita em sua cidade, Lobato (PR).

Apoio:


Durante o encontro, os jovens de 12 a 15 anos inscritos, além de acompanharem o debate, também receberam cópias impressas da Constituição Federal em Miúdos, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em Miúdos, da Lei Orgânica do Município (LOM) e do Regimento Interno da Casa de Leis.

A Constituição em Miúdos e o ECA em Miúdos são uma parceria do Senado Federal com a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), da qual a Câmara de Prudente é filiada, e a Câmara Municipal de Pouso Alegre (MG). Os textos são produzidos com uma linguagem acessível para este público.

Encontros abertos

As inscrições para jovens de 12 a 15 anos seguem abertas, já que os conteúdos abordados são individuais e passíveis de compreensão separadamente. Além disso, de forma Cidadã e Democrática, os encontros são abertos ao público.

O próximo encontro do Parlamento Jovem – Programa Multiplicadores de Cidadania também ocorre na próxima quarta-feira (14), a partir das 14h, e será realizado em conjunto com a Escola de Governo do Estado de São Paulo (Egesp), da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo em Presidente Prudente.

Durante o encontro, os participantes terão uma capacitação sobre arrecadação de impostos e cidadania, e, em seguida, como são os gastos do governo em todos os níveis, com a entrega de cartilhas ilustradas.

Podem participar do Parlamento Jovem moradores de Presidente Prudente de 12 a 15 anos de idade, regularmente matriculados e frequentes nas escolas das redes pública e privada da cidade.

Serão duas etapas: a primeira é a de formação de Multiplicadores certificados, e será realizada no mês de junho, com quatro encontros presenciais. Já a segunda etapa, com os 13 vereadores eleitos para a 1ª Legislatura Jovem, ocorrerá entre os meses de agosto e novembro de 2023.

COMENTÁRIOS