Câmara assina protocolo de intenções com ABEL nesta segunda-feira

66
Foto divulgação Facebook: Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Presidente Prudente assina, nesta segunda-feira (13), o Protocolo de Intenções com a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), que filiará a Escola do Legislativo à instituição.

A filiação contará com a presença do presidente da entidade, Florian Augusto Coutinho Madruga. “A assinatura permitirá a interação com mais de 350 Escolas do Legislativo de todo o país, além de ter a ABEL como interlocutora com as Escolas do Senado Federal e da Câmara dos Deputados”, pontua.

Já o diretor presidente da Escola do Legislativo prudentina, vereador William Leite, lembra que esta foi uma das primeiras providências tomadas. “Quando assumimos, buscamos esta filiação, que se concretiza hoje, conforme determina a Lei Municipal Nº 8.999/2015”, destaca.

“A filiação será um grande ganho para a instituição e, consequentemente, para a população de Presidente Prudente que será atingida, seja diretamente, por meio de cursos, palestras, entre outros; ou indiretamente, por meio da capacitação dos vereadores e servidores da Câmara e Executivo”, acrescenta William Leite.

Apoio:


De acordo com Madruga, a Escola do Legislativo poderá receber “a indicação de palestrantes e instrutores de cursos; participar de encontros anuais com Diretores de Escolas do Legislativo e de Contas de todos os Estados; receber orientações como criar e instalar Biblioteca e Memorial na Câmara Municipal”.

Florian Augusto Coutinho Madruga é formado em Letras e jornalista profissional. Também é servidor do Senado Federal desde 1973, onde exerceu diversas funções, como diretor adjunto e executivo da Secretaria Especial de Editoração e Publicações do Senado Federal; diretor do Instituto do Legislativo Brasileiro (ILB), que é a Escola de Governo do Senado; diretor do Conselho de Ética; e Chefe de Gabinete da Presidência.

Escola do Legislativo

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Presidente Prudente foi instituída por meio do Ato da Mesa Nº 01/2023, em encontro aberto ao público no dia 6 de janeiro. O documento foi assinado pelos vereadores Tiago Oliveira (Presidente), Nathália Gonzaga (1ª Secretária) e Wellington Bozo (2ª Secretária).

Também fez parte do ato a vice-presidente da Casa de Leis, vereadora Professora Joana D’arc (Vice-Presidente). O vereador William Leite foi nomeado Diretor Presidente Parlamentar da escola.

“Uma escola forma pessoas, proporciona convivência, cria pontes e abre as mentes. Para além de sua implantação, a Escola do Legislativo também faz parte de um processo de modernização que a Mesa Diretora buscará implementar na Câmara de Presidente Prudente”, destacou o chefe do Legislativo, vereador Tiago Oliveira, durante a abertura.

A Escola do Legislativo foi criada por meio da Lei Nº 8.999/2015, aprovada por meio de projeto de lei de autoria do então vereador Valmir da Silva Pinto.

Além do diretor presidente parlamentar, vereador William Leite, a Escola do Legislativo também conta com o diretor acadêmico, o servidor Maycon Henrique Mariz Morano, que é lotado atualmente no cargo de Diretor de Comunicação Institucional.

COMENTÁRIOS