Acontece nos dias 08 e 09 de julho a 103º Shokonsai, em Álvares Machado

629
Shokonsai acontece em 08 e 09 de julho |Foto: André Rodrigues

A Aceam (Associação Cultural, Esportiva e Agrícola Nipo-Brasileira de Álvares Machado) está em organização para celebrar no segundo final de semana de julho a 103ª edição do Shokonsai “convite às almas”, que significa cultuar a memória dos antepassados, uma tradição oriental. Evento é gratuito e são aguardadas 7 mil pessoas em dois dias de festa.

Conforme Luiz Takashi Katsutani, vice-presidente da associação, o evento acontece todos os anos desde 1920. “Tivemos restrições na pandemia, mas buscamos não deixar esfriar a tradição, que surgiu da vontade das famílias de se fazer uma celebração para os entes queridos falecidos. Neste ano trazemos novidades nos dias de shows, apresentações e culto aos antepassados“, explica.

Durante o final de semana acontecerão apresentações culturais como karaokê, coral, danças folclóricas japonesas, taiko, muita gastronomia japonesa, dentre outras atividades. Além dessas, o destaque principal é a oração e o ritual das velas no Cemitério Histórico Japonês de Álvares Machado.

O Cemitério de Álvares Machado surgiu com a chegada dos primeiros japoneses, por volta de 1918, no qual 784 pessoas foram enterradas. Novos sepultamentos foram proibidos na década de 41, na gestão do presidente Getúlio Vargas, que via o espaço como um ato de discriminação racial.

Apoio:


A responsabilidade de preservação e conservação da necrópole é da Aceam. Ela foi tombada em 1980, pelo Conselho de Defesa de Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), através da Resolução nº 23, de 11 de julho de 1980, publicada no Diário Oficial no dia 12 de julho do mesmo ano.

COMENTÁRIOS