SETUR apresenta projetos de Turismo Digital visando classificar Prudente no MIT

221

A Secretaria Municipal de Turismo de Presidente Prudente (Setur), em evento realizado na tarde desta terça-feira, 07 de março, na Sala de Cinema do Centro Cultural Matarazzo, apresentou dois projetos de fomento ao turismo para a cidade, que contou com a presença do prefeito Ed Thomas, do secretário da pasta, Adolfo Padilha, e do sócio executivo do Terra Parque Eco Resort, Júlio Cesar de Moraes.

O primeiro projeto, apresentado e desenvolvido pelo administrador Carlos Andreta, que é consultor Google e colaborador voluntário do Google Maps, visa a implantação do Turismo Digital em Prudente. O link para ter acesso ao portal Turismo Digital é: https://bit.ly/turismodigitalpp.

De acordo com o secretário, o projeto tem por objetivo conceder ao turista, estudante, visitante, pesquisador ou interessado, informações relevantes sobre a cidade de Presidente Prudente e seus pontos de interesse turístico/informativos.

“É um projeto de imersão digital, composto por diversos elementos audiovisuais que poderão ser acessados, tanto de forma local, como à distância, tornando a experiência imersiva, interativa e completa”, comentou.

Apoio:


Ainda conforme Padilha, o projeto surgiu após a percepção de algumas dificuldades e na busca de soluções, como a disponibilização de informações fáceis e de fácil acesso pela internet, para que as informações da cidade estejam disponíveis a todos, inclusive a pessoas de outras cidades e estados.

Dentre os objetivos do projeto estão a atualização dos pontos de interesse no Google Maps, por meio da criação e/ou modificação de ‘points’ e fotos; criação de ‘Landing Page’ (página de aterrissagem) para o direcionamento no Google Maps e pontos de interesse; implantação de QR codes em cada ponto de interesse, com o fornecimento da imagem e do link; fornecimento, dentro deste conceito, de um mapa digital, no estilo do Google Maps, 100% online.

Conforme o projeto, serão 32 pontos mapeados: Catedral de São Sebastião; Praça Nove de Julho; Estação Ferroviária; IBC; Matarazzo; Parque do Povo; Cidade da Criança; Rancho Quarto de Milha; Aeroporto; Rodoviária; Parque Shopping Prudente; Santa Casa; Ginásio de Esportes; Estádio Prudentão; Balneário da Amizade; Cristo; Euromarket; Sesc Thermas; Museu Municipal; Prudenshopping; Praça das Cerejeiras; Hospital Regional; Campus I; Cemitério; Uniesp I ; Uniesp II; Campus II; Toledo; Fatec; Camelódromo; Calçadão; Fundação Inova Prudente e a Rota Turística Regional Sol do Oeste.

O segundo, apresentado pelo gestor criativo especialista, Luiz Fernando Neves, é um Plano de Desenvolvimento Turístico, baseado em estudo da cidade, pesquisas de marcado e com turistas que visitam Prudente, para a elaboração do projeto do MIT (Municípios de Interesse Turístico).

Na apresentação, foram apresentadas as pesquisas realizadas em shoppings da cidade sobre passeios turísticos; o perfil do turista de Prudente e suas preferências; dados do comércio em geral, como a quantidade de cada segmento e as hospedagens disponíveis na cidade.

Conforme o sócio executivo do Terra Parque Eco Resort, Júlio Cesar de Moraes, Prudente é a locomotiva do oeste paulista e tem potencial para ser um polo de turismo. “Recebemos turistas diariamente, de diversos lugares, para várias finalidades: lazer, saúde, educação. A cidade também tem demostrado excelência em eventos, como o Vila Natal e o Vila Julina. Projetos como estes nos deixam otimistas”, declarou.

O prefeito Ed Thomas comentou que o turismo do pontal começa por aqui. “Pelo digital, as pessoas terão a facilidade do acesso, o digital é velocidade e a maneira mais fácil de chegar ao turista. As pessoas, principalmente no pós-pandemia, estão cada vez mais buscando o lazer, a natureza, a água doce. São projetos que, com certeza, vêm a agregar”.

COMENTÁRIOS