Secretário estadual da Saúde confirma repasse dos R$ 5 milhões ao Hospital de Esperança

58

Em coletiva realizada na tarde desta segunda-feira (27/02), no gabinete do Paço Municipal, o secretário de Estado da Saúde, doutor Eleuses Paiva, a convite do prefeito Ed Thomas, anunciou que o repasse dos R$ 5 milhões ao Hospital de Esperança, que enfrentava um impasse jurídico na transferência do recurso, foi solucionado.

A reunião contou com a presença do vice-prefeito Izaque Silva, do secretário Municipal de Saúde (Sesau), Breno Erbella Casari, do presidente da Câmara, Tiago Oliveira, dos vereadores Joana D’arc, Joãozinho da Saúde e Ivan Itamar, do promotor da saúde, Gilson Amâncio, do procurador da República, Luís Roberto Gomes, do presidente do Hospital de Esperança, Francelino Magalhães, do provedor da Santa Casa de Presidente Prudente, Itamar Alves de Oliveira, da diretora da Regional de Saúde da 11ª Região (DRS-11), Marlene Damacena, da secretária Municipal de Assistência Social (SAS) e primeira-dama, Clélia Tomazini, dos prefeitos de Presidente Bernardes, Nadinho, de Mirante do Paranapanema, Átila Dourado, e de Martinópolis, Marquinhos, além de outros prefeitos e representantes da região. O deputado Ricardo Madalena e o vereador William Leite foram representados por seus assessores.

Conforme o secretário, a verba deve ser enviada ainda nesta semana e repassada por meio da Santa Casa de Misericórdia. “Por se tratar de um atendimento de alta complexidade, houve um entrave jurídico no repasse pelo município. O envio via Santa Casa, que já é parceira do Hospital de Esperança, foi a maneira mais rápida e sem burocracias”.

“Também enviaremos uma equipe técnica para avaliar o Hospital de Esperança, que fará uma avaliação, para buscarmos uma solução perene ao envio de recursos”, comentou.

Apoio:


O secretário de estado ainda abordou outros assuntos relacionados à saúde em relação aos municípios da região, como vaga Cross, Iamspe, campanha de vacinação e medicina digital.

Quanto a dengue, Paiva comentou que os municípios precisam conscientizar a população. “85% dos criadouros estão dentro das residências”.

Ainda explicou sobre a falta do inseticida para a nebulização, que está em falta a nível nacional. “Contatei a Ministra da Saúde, que sinalizou a compra pelo Governo Federal. Assim que o Estado receber, enviaremos para os municípios, assim como fazemos com a vacina, porém, a nebulização não é garantia, é uma ação paliativa que tem eficácia por um ou dois dias. Conscientizar a sociedade é a solução”.

Por fim, o prefeito agradeceu a visita do secretário e reafirmou que o trabalho e a aproximação dos municípios com o Estado é de muita importância, para que a realidade e problemas enfrentados pela cidade sejam compartilhados.

“Nosso maior compromisso é com a saúde. Quando nós mais precisamos, foram essas pessoas aqui que nos ajudaram, no momento de maior dificuldade, quando montamos os leitos de suporte respiratório. Secretário, obrigado por estar presente e pelo olhar ao oeste paulista”.

COMENTÁRIOS