Santa Casa de Prudente inicia funcionamento de cinco novos leitos de UTI para Covid-19

Outros cinco leitos começarão a funcionar na próxima semana; região terá ampliação de 50% no número de unidades de terapia.

38

A Prefeitura recebeu a confirmação de que a Santa Casa de Prudente inaugurou mais cinco leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivos para tratamento de pacientes com sintomas graves de coronavírus, a Covid-19. O hospital informou ainda que na próxima semana, na quinta-feira (23/07), outros cinco leitos começarão a funcionar.

Para início do funcionamento dos leitos, o Estado doou dez respiradores à Santa Casa. Já o Governo Municipal realizou a cessão de dois monitores e, em tratativa liderada pelo prefeito Nelson Bugalho, as prefeituras de Álvares Machado cedeu outros dois e Regente Feijó mais um. Além disso, junto ao Hospital do Câncer, a Santa Casa fez remanejamento interno de outros cinco monitores.

Após início do funcionamento dos outros cinco na próxima semana, o número de leitos de UTI na região terá um crescimento de mais de 50%, aumentando de 42 para 67. Os novos leitos estão distribuídos da seguinte forma: dez no Hospital Regional ‘Doutor Domingos Leonardo Cerávolo’, dez na Santa Casa de Prudente e cinco na Santa Casa de Dracena.

Cabe lembrar que o número de leitos de UTI para cada 100 mil habitantes e a taxa de ocupação dos mesmos são índices levados em consideração para avanço no Plano São Paulo, que disciplina a retomada das atividades econômicas.

Apoio:


Nesta segunda-feira (13/07) teve início a fase 2, a laranja, chamada de ‘controle’, em Prudente. Mesmo com a reabertura gradual do comércio, o Governo Municipal os munícipes que continuem saindo apenas em casos necessários. A intenção em evitar aglomerações é que não haja reflexos negativos nos hospitais da cidade, uma vez que o último boletim de Covid-19, publicado neste domingo (12), já aponta 51 pessoas hospitalizadas, sendo 16 em UTI. Além disso, a Prefeitura ressalta que continua obrigatório o uso de máscaras.

Hospital do Câncer – Ainda em relação à ampliação de leitos destinados ao tratamento de coronavírus, o HCPP (Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente) deverá receber cerca de R$ 6 milhões do Governo do Estado de São Paulo para ampliar a capacidade de atendimento de pacientes oncológicos e aqueles que não estejam em tratamento contra a Covid-19, auxiliando a instituição a oferecer um serviço de qualidade à população do Oeste Paulista.

O convênio, assinado pelo presidente da instituição, Francelino de Souza Magalhães, e pela Diretoria Regional da Saúde de Presidente Prudente prevê o repasse de R$ 2 milhões por mês, durante três meses, para a instalação de 80 novos leitos clínicos e dez leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). O documento seguirá para assinatura do secretário estadual da Saúde, José Henrique Germann Ferreira, para depois ser publicado no Diário Oficial do Estado.

De acordo com o diretor do DRS de Presidente Prudente, Jorge Chihara, o objetivo da parceria é atender os pacientes que não estejam realizando tratamento contra a Covid-19 em outros hospitais, liberando os leitos para combater a pandemia na região. “A região de Prudente está passando por um momento crítico da pandemia, com uma grande ocupação dos leitos dos hospitais. Com a ampliação do HRCPP, poderemos ofertar novos leitos para tratar pacientes com Covid-19″, disse.

Fonte: Secretaria de Comunicação

COMENTÁRIOS