Programa Mulheres de Peito inicia atendimentos em Prudente

100

A carreta do Programa Mulheres de Peito chegou a Prudente e deu início aos exames de mamografia na manhã desta terça-feira, 14 de março, por meio de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e a Secretaria de Estado da Saúde. Os primeiros atendimentos foram acompanhados pelo secretário da Sesau, Breno Erbella Casari.

Estacionada na área externa no Hospital de Esperança, o serviço ficará na cidade até 8 de abril. Por dia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, serão oferecidas 50 senhas para a realização do exame, distribuídas por ordem de chegada. Aos sábados, o atendimento é das 8h às 12h, para até 25 exames.

Conforme as regras do Programa, o público-alvo são mulheres de 50 a 69 anos. Para ter acesso ao serviço, basta apresentar RG e cartão do SUS. Para mulheres com menos de 50 ou mais de 70 anos, além desses documentos, é necessário apresentar um pedido médico.

As pacientes realizam o exame e saem com as imagens impressas. O laudo é disponibilizado após dois dias da realização do procedimento, pela internet.

Apoio:


De acordo com Murilo Prado, supervisor da unidade móvel, quando o exame detectar a presença do câncer, a paciente será inserida no Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross) para início do tratamento. “Por meio de uma ligação, a paciente será avisada sobre a alteração no exame. Na unidade de saúde de referência, na ESF ou UBS do bairro, ela retirará a guia para dar início ao tratamento”, explicou o supervisor.

Moradora do Parque Alvorada, Elenita Vieira de Lima, de 51 anos, viu na TV o anuncio da chegada da carreta e aproveitou o primeiro dia. “Estou esperando o exame há três meses pelo SUS. Sinto uma sensação de ardência e um desconforto. Fui ao médico, que fez o pedido do exame, mas ainda não tinha conseguido o agendamento. Esse serviço vai ajudar muitas mulheres”, comentou a paciente.

O secretário da Sesau, Breno Erbella Casari, ressaltou que a vinda do programa é pleiteado para atender Prudente há três anos. “Agradecemos ao secretário Eleuses Paiva, que viabilizou a ação para nossa cidade, que vai garantir cerca de mil exames para as mulheres prudentinas, uma iniciativa gigante contra essa doença que poder ser avassaladora, quando detectada tardiamente”, comentou o secretário.

Durante essas quase quatro semanas, os atendimentos contarão com a parceria do Grupo Amigas do Peito, que auxiliarão as pacientes na fila de espera para o exame.

O Amigas do Peito é uma entidade que trabalha para melhorar a qualidade de vida das mulheres diagnosticadas com câncer de mama, em Prudente e região, por meio de serviços gratuitos de reabilitação física e social, com atendimentos de psicologia, serviço social, fisioterapia, doação de lenços, próteses externas, empréstimo de perucas, kits de acolhimento hospitalar, dentre outras ações voluntárias.

COMENTÁRIOS