Postos de saúde cadastram crianças sem comorbidades para receber vacina contra Covid

112

A Vigilância Epidemiológica Municipal de Presidente Prudente (VEM) informa que as UBSs e ESFs estão cadastrando crianças de 5 a 11 anos, sem comorbidades, para receber as sobras da vacina contra a Covid-19, ao final de cada dia.

O cadastro deve ser realizado pela família, presencialmente, na unidade mais próxima do local onde reside a criança. O contato com os responsáveis será feito diretamente pela equipe de enfermagem, conforme a lista de espera.

Segundo Vânia Maria Alves, coordenadora técnica de saúde da VEM, o cadastramento das crianças sem comorbidades tem por objetivo evitar o desperdício das doses que, neste primeiro grupo, são destinadas aos que possuem deficiência e comorbidades, conforme a orientação do Ministério da Saúde. “Nos dois primeiros dias da vacinação pediátrica, registramos sobra de doses nas unidades de saúde, que já foram aplicadas em crianças sem comorbidades”.

Para atender este primeiro grupo, o município recebeu 990 doses, que será suficiente para atender 27%das crianças com comorbidades e 30% com deficiência, conforme dados do Governo do Estado.

Apoio:


Vale ressaltar que a vacinação, tanto contra a Covid-19 quanto para o calendário de rotina, segue escalonada. As doses pediátricas (5 a 11 anos) estão sendo administradas no período da manhã, das 7h30 às 12h, enquanto os adultos (a partir dos 12 anos) estão sendo atendidos à tarde, das 12h às 16h30.

O vacinômetro municipal, com dados atualizados nesta terça (18/01), aponta 199.211 primeiras doses aplicadas, 188.999 segundas doses ou imunizante em dose única e 71.198 doses de reforço. A população prudentina vacinável, acima de 5 anos, seguindo a recente expansão do grupo, está estimada em 216.500 pessoas, o que representa 87,2% do público com o esquema vacinal completo.

COMENTÁRIOS