Polícia Civil alerta para crescente onda de golpes com falsa clonagem de cartão de crédito

97

A Polícia Civil de Presidente Prudente, através da CPJ (Central de Polícia Judiciária) de Presidente Prudente, identificou, nas três últimas semanas, 13 vítimas do denominado golpe “FALSA CLONAGEM DE CARTÃO BANCÁRIO”, geralmente aplicado contra vítimas idosas.

Tais resultados ocorreram após duas prisões em flagrante ocorridas no município de Presidente Prudente, fatos ocorridos, respectivamente, nos dias 04 e 17 de setembro deste ano.

A primeira prisão em flagrante foi efetuada pela CPJ de Presidente Prudente. Na ocasião, um autor foi preso.
A segunda, realizada pela Polícia Militar, um autor foi preso. O comparsa, já identificado, empreendeu fuga.

Os dois Inquéritos Policiais ainda tramitam pela CPJ de Presidente Prudente e prosseguem com as diligências, visando à identificação de mais vítimas, além das 13 identificadas, bem como, obter provas de outros autores que integram o grupo criminoso especializado em perpetrar tais golpes.

Apoio:


A Polícia Civil orienta nestes casos, que nenhuma pessoa entregue os cartões bancários e senhas particulares a desconhecidos.

Como os golpistas agem

Criminosos contatam idosos via telefone fixo e se passando por funcionário de instituições bancárias os induzem a erro, tais como entregar o cartão a motoboy, ou ainda a realizar depósitos.

Em muitos casos, um comparsa continua a conversa com a vítima, dando a entender que são pessoas idôneas. Outra forma de conquistar a confiança da vítima é realizar procedimentos normalmente utilizados pelos bancos, como, por exemplo, escrever uma carta informando uma compra indevida.

Destaca-se que existem outras artimanhas utilizadas pelos criminosos, por isso é preciso sempre desconfiar de qualquer contato, sempre buscando pessoalmente auxílio da instituição bancária.

Como se prevenir

Visando evitar esse tipo de estelionato, a Polícia Civil orienta que em caso de ligação telefônica de pessoa que se identifica como funcionário de instituição bancária, que seja desligado o telefone e que o correntista procure a agência de sua instituição bancária e trate de problemas envolvendo a sua conta e cartões diretamente com seu Gerente, de maneira presencial.

Na impossibilidade que realize ligação no número que consta no verso do cartão de crédito através de linha telefônica diversa daquele do primeiro contato e que jamais entregue o cartão bancário (mesmo que cortado) a qualquer pessoa que queira buscar na residência, nem forneça seus dados pessoais como nome, data de nascimento, nome dos pais e endereço.

COMENTÁRIOS