O maior festival de teatro de rua da Amazônia seleciona grupo de Presidente Prudente para apresentação no Maranhão

294

O Festival Amazônia Encena na Rua, que chega a sua 14ª edição, será realizado em dois estados: Rondônia e Maranhão. De acordo com a produção do evento 145 espetáculos de teatro, circo e dança, foram inscritos, dentre os inscritos uma curadoria especializada selecionou 13 espetáculos para a programação.

Dentre os 13 selecionados para a programação do festival, 04 obras são de estados não amazônicos. O espetáculo de Presidente Prudente “Super Tosco” do Grupo “Rosa dos Ventos” foi selecionado e se apresetará na etapa do festival que ocorrerá em Rondônia em junho.

 SOBRE O ESPETÁCULO

‘Super’ do Tosco é só delírio dos palhaços se achando heroicos nas suas habilidades, músicas e figurinos. As confusões são inevitáveis no desenrolar da trama que tem suco, cachorro adestrado, bambolerista abestado, professores de dança afrodisíaca, acrobatas e temas tocados ao vivo.

SOBRE O GRUPO

O Rosa dos Ventos é um grupo de artistas populares de rua! Seus integrantes são pesquisadores da história da cultura popular, da comicidade e da diversidade cultural existente em nosso país.

Apoio:


Fundado em 1999 por alunos da Unesp, o Rosa dos Ventos nasceu de um projeto de Extensão Universitária, onde teatro, folclore e circo eram cenicamente representados por palhaços.

Os trabalhos do grupo buscam a fusão do teatro, da música, das técnicas circenses, do palhaço, dos tipos cômicos em uma arte popular vibrante, subversiva, questionadora e ousada.

SOBRE O FESTIVAL

O AMAZÔNIA ENCENA NA RUA é um festival de artes integradas que chega a sua 14ª edição apresentando ao público, de forma gratuita, espetáculos de artes cênicas (teatro, dança e circo) que foram produzidos na Amazônia Legal e outras regiões.

O festival contempla exibição de espetáculos, seguidos de debate com integrantes do elenco e ações formativas, beneficiando artistas e comunidade em geral.

Toda a programação do festival será oferecida gratuitamente e realizada em locais públicos, garantindo que haja democratização do acesso à arte às pessoas como um direito social.

O Amazônia Encena na Rua se potencializa pela formação de novas plateias, valorização e oportunização de visibilidade aos artistas, grupos, conteúdos e espetáculos produzidas na Amazônia, além e gerar conexões e fortalecimento da Rede de Teatro da Floresta, Rede Brasileira de Teatro de Rua e outras redes.

O festival é realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, idealização do O Imaginário, conta com apoio da Funcultural de Porto Velho, possui patrocínio master da Energisa e Instituto Cultural Vale e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal.

COMENTÁRIOS