Manifestantes protestam contra demora na apuração do crime onde prudentino foi incendiado em Florianópolis

Rapaz segue internado para tratamento das queimaduras.

109

Vários manisfestantes de Florianópolis, em Santa Catarina, que fica a 850 Km de Presidente Prudente, se reuniram nesta terça-feira, 25 de janeiro para exigir agilidade nas investigações e dar visibilidade ao caso do prudentino, que é negro e foi incendiado na capital catarinense enquanto dormia em um banco na orla praiana.

O ato começou às 19h00, na avenida Beira-mar Norte – mesmo local onde ocorreu o crime. A vítima segue internada no HU (Hospital Universitário) para tratamento.

O morador de Presidente Prudente é açougueiro, e foi até a cidade com o objetivo de conhecer o mar. Ele se hospedou um hostel na Lagoa da Conceição, e retornaria dia 15 de janeiro para Prudente.

No dia do retorno, o homem decidiu esperar o coletivo na avenida Beira-mar Norte, mas acabou adormecendo no ponto de ônibus. Ele foi acordado com a gasolina sendo jogada no corpo e pulou na água ao perceber as chamas. Uma mochila com os pertences da vítima foi queimada.

Apoio:


Nesta terça, os manifestantes levaram tambores e faixas pedindo “apuração imediata dos crimes incendiários contra pessoas negras”, acompanhadas de símbolos antinazistas.

Apatia e pressa nas investigações

Segundo Marina Caixeta, covereadora do Coletiva Bem Viver e participante do ato, o objetivo é denunciar “que ainda hoje é necessário gritar, dizer e reivindicar que é um absurdo colocar fogo numa pessoa e a expressão racista do ato”. Para a vereadora, a tentativa de homicídio não está ganhando a atenção que merece.

“Quando esses crimes não são contra pessoas negras, a reação geralmente é maior. A primeira expressão racista é vermos que isso não é apurado com pressa, que falta comoção pública. E quando analisamos crimes desse tipo vemos que eles são realizados contra pessoas não brancas”, afirma a vereadora.

O ato foi organizado pelo Sinte/SC (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina) junto a outros sindicatos (Sintram, Sinasefe) e grupos antirrascistas: Cepa, Instituto Liberdade, Africatarina, Negra Bastiana, Madef e Moconevi.

Investigações

Dez dias após o início das investigações ainda são desconhecidas a motivação e autoria do crime. O delegado Ênio Matos, titular da DH (Delegacia de Homicídios de Florianópolis), informou que as equipes trabalham a todo vapor no inquérito policial.

A OAB/SC (Ordem dos Advogados do Brasil) também está acompanhando a vítima. Em nota publicada na última quinta-feira (20), a entidade informou que “espera que as autoridades policiais identificam rapidamente os autores da violência extrema”.

LEIA TAMBÉM: 

Fonte: Com informações de RDMais

COMENTÁRIOS