Câmara de Prudente faz cerimônia de instalação da Escola do Legislativo

532

Com o plenário lotado de autoridades, entidades e instituições, a Mesa Diretora do 2º Biênio da 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Presidente Prudente instituiu a Escola do Legislativo.

A regulamentação e nomeação da diretoria foi feita por meio do Ato da Mesa Nº 01/2023, em encontro aberto ao público na manhã desta sexta-feira (6). O documento foi assinado pelos vereadores Tiago Oliveira (Presidente), Nathália Gonzaga (1ª Secretária) e Wellington Bozo (2ª Secretária).

Também fez parte do ato a vice-presidente da Casa de Leis, vereadora Professora Joana D’arc (Vice-Presidente). E o vereador William Leite foi nomeado Diretor Presidente Parlamentar da escola. Também estiveram presentes os vereadores Douglas Kato e Joãozinho da Saúde.

“Uma escola forma pessoas, proporciona convivência, cria pontes e abre as mentes. Para além de sua implantação, a Escola do Legislativo também faz parte de um processo de modernização que a Mesa Diretora buscará implementar na Câmara de Presidente Prudente, dando continuidade ao trabalho dos ex-presidentes Dr. Enio Perrone e Demerson Dias”, destacou o chefe do Legislativo, vereador Tiago Oliveira, durante a abertura.

Apoio:


O encontro foi acompanhado pelo prefeito, Ed Thomas; a prefeita de Presidente Venceslau, Bárbara Vilches; o vice-prefeito, Izaque Silva; o ex-prefeito Milton Carlos de Mello (Tupã); o ex-presidente da Casa e ex-vice-prefeito Marcos Vinha; o ex-presidente e autor da lei que criou a escola, Valmir da Silva Pinto; e a ex-presidente vereadora Profª Alba Lucena Fernandes Gandia.

Também estiveram presentes os presidentes das Câmaras de Emilianópolis, Paulo Porrete; de Anhumas, Alessy Rodrigues de Oliveira; de Tarabai, José Marcos Barbosa; de Presidente Venceslau, Marcio Francisco de Oliveira; de Iepê, Frank Gonçalves. Além dos vereadores Álcio Roberto Ikeda Jr. e Paulo Cesar Cervelheira de Oliveira, de Adamantina; Ricardo Jock, de Pres. Venceslau; Alexandre Peres Cangussu, de Martinópolis; e Marcelo Balloni, de Presidente Bernardes.

A assinatura do Ato Nº 01/2023 ainda teve a presença do presidente do Conselho de Pastores (Copepp), pastor Rodrigo Santos, da Igreja Boja de Neve, juntamente com o vice-presidente do conselho, pastor Paulo Amendola, da Igreja Metodista Central; o delegado Irio Miola Jr., representando a delegada seccional, Dra. Iêda Maria Cavalli Aguiar Filgueiras; o subcomandante do 18º Batalhão de Polícia Militar do Interior (18º BPM/I), major Washington; a dirigente regional de ensino, professora Marta Oliveira; o presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Prudente e Região, professor Antônio Batista Grosso; o vice-diretor da FCT/Unesp, Profº. Dr. Ricardo Pires de Paula; a Irmã Maria Silvia Vieira, representando a Casa da Criança e o Colégio Cristo Rei; o coronel PM da reserva Francisco Batista Leopoldo Jr., representando o deputado estadual Mauro Bragato; o gerente regional do Sebrae, José Carlos Cavalcante; representantes do Grupo Lidera; a presidente do Conselho das Associações de moradores de Presidente Prudente (CAMPP), Marcia Regina Rodrigues; a gerente da Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp), Fernanda Bagli; Paulo Henrique Funada, representando a Bebidas Funada; Mateus Carvalho, da Set Life; capitão PM Barros; Valdinei Vanderlei (Presidente) e Fábio Ortiz (Vice-Presidente), do Conselho Municipal de Saúde; e Cláudia Venério Garcia, representando a diretora do Senac, Rita de Cassia Holanda.

Além do prefeito Ed Thomas, em nome do Poder Executivo também estiveram presentes a primeira dama e secretária de Assistência Social, Clélia Tomazini; o chefe de gabinete, major PM da reserva Luiz Edson de Souza; os secretários Sirlei Oliveira (Educação), Edilson Magno (Planejamento), Célia Molinari (Finanças), Cesar Adriano Gardim Lopes (Semob), Dra. Marcia Dantas (Saúde), André Domingos (Esporte), Geraldo Gomes (Comunicação) e Ana Paula Setti (Sedepp); o presidente da Prudenco, Guilherme Rutka, e o seu diretor administrativo, Valdecir Vieira; o secretário interino de Turismo, Miguel Francisco; o diretor da Fundação Inova Prudente, Diego Andreasi; Carmanda Costi, representando o secretário de Agricultura, Maurício Nabhan; o gerente do Atende Prudente, Jonas Martins; o coordenador da Juventude, Luis Henrique Domingos Bezerra; Mariana Padovan e Elisangela Lucas, da Secom; e Lucas Ferro, do Gabinete.

O ato de instituição da Escola do Legislativo contou também com a presença de várias entidades, como a Fundação Mirim, representada pela coordenadora pedagógica Joyce Passoni e Marielen Parangaba; Ana Paula Santos Fonseca e Alex Rodrigues Peres, do SOS Criança; Maria Geni da Silva, do Grupo de Apoio Amigas do Peito; Irani Carvalho, da Casa da Criança, Miriã Viana, Renan, Maria Darcy e Éliton, da Associação de Surdos e Surdas de Presidente Prudente (ASSPP); Gilmar Almeida Bonfim e Elaine Almeida, da Rede de Apoio aos Pacientes Renais (APPAR); Paloma Campos, da Casa do Aprendiz Cidadão (CAC); Terezinha Machado Ruiz, do Núcleo TTerê; Gentil Maragno, da Fundação Gabriel de Campos; e Joel Turino, da Associação de Apoio ao Portador de Câncer.

Ao encerramento do encontro, o presidente da Câmara, vereador Tiago Oliveira, ressaltou que um dos objetivos da Escola do Legislativo também será no auxílio da capacitação de funcionários, voluntários e assistidos das entidades assistenciais da cidade. “A Escola do Legislativo tem diversas atribuições, porém, um dos principais objetivos é atender em primeiro lugar quem mais precisa. E as entidades atendem milhares de pessoas. Contem com isso e cobrem para que possamos cumprir este objetivo”, apontou.

Ato Nº 01/2023

A Escola do Legislativo foi criada por meio da Lei Nº 8.999/2015, aprovada por meio de projeto de lei de autoria do então vereador Valmir da Silva Pinto e promulgada pelo presidente à época, vereador Enio Perrone.

Durante o encontro desta sexta-feira, além do chefe do Legislativo, Tiago Oliveira, também fizeram uso da palavra o ex-vereador Valmir da Silva Pinto, o prefeito Ed Thomas, a vereadora Nathália Gonzaga, o vereador Wellington Bozo, a vereadora Profª Joana D’arc e o vereador William Leite.

Para realizar alguns de seus propósitos, a Escola do Parlamento deverá firmar parcerias e convênios. Durante o evento foram exibidos dois vídeos de professores convidados que já confirmaram a participação: o promotor de Justiça aposentado, professor e autor, Dr. Luiz Antônio Miguel Ferreira; e o professor Dr. e comandante do CPI-8, coronel PM Adriano Aranão.

Além do diretor presidente parlamentar, vereador William Leite, a Escola do Legislativo também conta com o diretor acadêmico, o servidor Maycon Henrique Mariz Morano, que é lotado atualmente no cargo de Diretor de Comunicação Institucional.

O ato foi aberto ao público e os trabalhos ao vivo pelo canal da TV Câmara no YouTube: www.youtube.com/tvcamaradepresidenteprudente. Todas as transmissões ficam disponíveis após seu encerramento.

COMENTÁRIOS